17 agências na disputa pela Petrobras

Na tarde desta quarta-feira (02) representantes de 17 agências vão estar atentos ao início do ritual coordenado pela comissão de licitação da Petrobras para revelar os nomes das três novas fornecedoars de serviços de publicidade da estatal cujo budget anual  é de R$ 250 milhões, como estabelece o edital  lançado em 16 de março. É parte final da etapa técnica, a que decide.
O briefing solicitava que os trabalhos fossem baseados nos impactos positivos dos biocombustíveis sobre a imagem e a marca da companhia, sem desconsiderar sua atuação em outros segmentos energéticos com verba para simulação de mídia de R$ 35 milhões. A primeira concorrência foi cancelada devido a antecipação dos nomes da Quê!, Heads e Dentsu como vencedoras em um processo no qual as propostas eram apócrifas.
Em função desse problema, o executivo Luiz Antonio Carvalho Vargas resolveu se do processo. Seu substituto é Eraldo Carneiro, gerente de planejamento e gestão da equipe de Wilson Santa Rosa, o principal executivo da divisão de comunicação da empresa. Além dele participam Carlos Mello Gonçalves, Edgar Vilariño Garcia e Ana Carla Carvalho, da sub-comissão, mas apenas na organização e não no julgamento. Quê! e Heads, que atendem a estatal na era Lula, são favoritas. Fonte do propmark também vê boas chances para a Ogilvy & Mather, não só pela capacidade de gestão local, como internacional. A agência que obtiver a primeira colocação administra a parte internacional. A F/Nazca Saatchi & Saatchi, que teve contrato renovado assim como Quê! e Heads, até o final da nova licitação, tem essa responsabilidade.
O encontro com as agências está marcado para às 16h na sede da Petrobras no Rio de Janeiro. Estão na disputa 17 agências: Adag, Agnelo Pacheco, Arcos, Artplan, DeBrito, Dentsu, DM9DDB, DPZ, Fischer+Fala!, F/Nazca S&S, Giacometti, Giovanni+Draftfcb, Heads, Matisse, Nova S/B, Ogilvy & Mather, Heads, Perfil e Quê!. Iniclamente eram 19 agências, mas a Objetiva, que fora desclassificada e posteriormente reintregrada devido ao “aceite” do seu recurso, e a Leiaute não entregaram suas propostas técnicas.
É a terceira estapa da concorrência. As primeiras foram habilitação de documentos e depois as campanhas orientadas pelo briefing “Biocombustíveis”. O primeiro passo é a divulgação do resultado da fase repertório (estrutura de planejamento e atendimento, portfólio de campanhas e cases e detalhamento da sede no Rio de Janeiro) que conta 30 pontos. Depois, as caixas com as campanhas, identificadas por número blindado por uma raspadinha, serão abertos e número revelado aos representantes das agências com as respectivas pontuações. Auditoria contratada pela Petrobras tem as raspadinhas guardadas com os números das agências para fazer associação com os que ficaram nas caixas entregues à comissão de licitação.
Caso nenhum recurso seja impetrado, a última fase será a avaliação das propostas comerciais, que não tem impacto no resultado final. Os descontos em preço só se referem à prdução. As comissões de mídia seguem as regars do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

por Paulo Macedo