Finalmente o Brasil passará a comercializar, nesta sexta-feira (19), um tablet. Mas, contrariando as expectativas dos consumidores, não será o iPad, da Apple. O Samsung Galaxy Tab, aparelho produzido 100% em território nacional, entra no mercado pelas três principais operadoras (Vivo, Claro e TIM) e pela rede de varejo (área na qual a Samsung inclui a Oi); e traz como diferencial ao tablet da Apple o fato de poder ser utilizado como celular.

Para ter em mãos o aparelho, que une tela de 7″, sistema operacional Android Froyo 2.2, TV digital (essa opção só tem nos aparelhos vendidos no Brasil), entre outras tantas facilidades que o colocam como alternativa para substituir smartphones e notebooks, o consumidor terá de desembolsar entre R$ 599 e R$ 2.699 – dependendo da operadora e do plano escolhido.

Na Vivo, por exemplo – operadora que organizou, nesta quinta-feira (17), evento para apresentar o novo aparelho para imprensa -, o plano presente nas peças publicitárias é o Vivo Você 100, com 4 GB de dados e 100 minutos para falar, que sai por R$ 1.299.

O operadora, que é líder de mercado com 30,1% de participação, aposta no novo segmento com base na própria demanda dos clientes. No terceiro trimestre deste ano, a Vivo registrou aumento de 92,3% nas receitas de internet móvel, se comparado ao mesmo período de 2009.Também houve crescimento de 112% na base de clientes em plenos 3G. “Hoje, dos 65 novos produtos que temos em loja, 34 são smatphones”, afirmou Paulo César Teixeira, vp executivo de operações da Vivo.

Segundo Hugo Janeba, vp de marketing e inovação da Vivo, o investimento na comunicação do tablet será considerável, apesar de não abrir os números. “Teremos reforço principamente no ponto-de-venda, para demonstrar aos consumidores como funciona o aparelho”, detalha. Para anunciar o tablet, a operadora lança campanha na mídia, criada pela Africa, que estará presente nos principais veículos impressos e mídia exterior.

por Daniela Dahrouge