20 estratégias para vender nas mídias sociais

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Dicas importantes para quem quer vender mais na social media

Rafael Terra, CEO da agência Fabulosa Ideia, deu dicas importantes para o público do Festival da Transformação 2018 em palestra realizada neste domingo, 25, em evento promovido pela ADVB/RS que aconteceu no último fim de semana na ESPM Sul, em Porto Alegre.

Enumeramos as 20 dicas do profissional para vender mais nas mídias sociais

1 – Sua marca não pode se dar o luxo de estar apenas numa mídia

Segundo Rafael, as marcas prestam muita atenção em redes como Facebook e Instagram e esquecem as outras. Para ele, as marcas devem se preocupar com sua presença no Youtube e no WhatsApp, pois o uso dessas redes é cada vez maior no Brasil.

2 – Seja stalker do seu público!

“Essa dica muda a vida dos nossos anúncios”, diz Terra, que também é professor da ESPM Sul.

“Pega 30 pessoas que curtam as postagens do seu cliente e estude-as. Quais cargos e profissões eles colocam no Face? A partir dessas variáveis, seus anúncios vão dar certo”, diz Terra.

É preciso analisar o que seu público compartilha. “Marca tem que ajudar as pessoas. Uma marca que fala só sobre si não vai crescer nas redes sociais”, explica.

3 – Mídias sociais de posicionamento x Mídias sociais de engajamento

Ambas são importantes, mas fique atento às diferenças. “Rede social de posicionamento você faz em cima das palavras chave da sua marca, em cima do que você vende, aonde vende, como as pessoas te procuram e quais as tendências do mercado. Quem ri por último ri melhor? No Google é quem rankeia primeiro que ri melhor. Já para engajamento, faça conteúdo qualitativo. O Insta entrega para uma base 3% a 4% do orgânico em seu perfil. Vale mais a pena fazer três posts por semana com bastante verba. Foque no qualitativo”, diz.

4 – O viralzinho começa em casa

Como mostrar para mais de 4%? Pelo engajamento na primeira hora de “vida” do seu post. “Se nela você não tiver umas 10 a 20 curtidas, o algoritmo vai entender que a postagem não é importante. O like da mãe conta muito”, explica. Se numa empresa com 300 pessoas, por exemplo, a importância do like nas postagens for bem disseminada, cada publicação pode ter, pelo menos “uns 100 a 200 likes”. “Eduque as pessoas da sua empresa. Isso tem que ser um processo interno. Faça workshops e mostre a importância disso”.

Para fortalecer seu argumento, Rafael exibiu o “O Primeiro Seguidor”, um clássico da AgênciaClick baseado no TED de Derek Silver:

5 – A cultura do feedback

“Ninguém pensa: ‘Ah, hoje vou elogiar uma marca no Facebook’. A marca precisa dar um motivo para isso. Essa cultura é importante. Se a marca não fizer, as pessoas só vão lembrá-la quando algo der realmente errado”, explica o professor. Como andam as avaliações de sua página?

6 – Ajudar o outro é a melhor forma de prospecção

Por que a pessoa vai seguir uma empresa se ela não oferece um conteúdo interessante? Uma marca nunca vai crescer falando de si mesma. É preciso criar um conteúdo e trabalhar sua divulgação. Aproveitar as lives do Insta e Face é um ótimo começo.

7 – Antes de vender: pergunte se seu público quer comprar e já gere leads

“Às vezes as pessoas esquecem dos comentários. Quando elas comentam, você pode ativar um chatbot pra ir lá vender algo pra ela”, explica Rafael. Segundo o profissional, abrir um diálogo com o público é importante e o inbox do Facebook é uma ótima ferramenta para isso.

8 – Cada post é um micro ecommerce

“As pessoas não acessam marcas nenhuma nas redes sociais. Acessam o feed. Quando a marca der a sorte de estar no feed das pessoas ela tem que tratar aquele post como um mini ecommerce. Coloque o preço do produto no post”, exemplifica. Mas é preciso cuidado com o tamanho do texto. Segundo o professor, só 20% das pessoas abrem os “Ver Mais” no Instagram. São apenas 42 caracteres sem estourar o espaço. “Bote o preço, a localização e o contato. Me perguntam: ‘Não vai ficar repetitivo colocar em todos os posts?’ Não, porque a pessoa vai ver aquele post, não todos. No momento que tu faz a pessoa procurar alguma coisa, você perde vendas”.

9 – Faça feiras via live do Facebook e do Instagram

“Live é o conteúdo com maior alcance orgânico. Isso funciona muito para gerar vendas”, explica. A dica é utilizar o gatilho da urgência: só naquela live você vai ter aquele preço.

“E façam lives de noite. Dica de neuromarketing: a gente costuma sonhar com as coisas mais importantes que vimos no dia. Imagine que ele pode sonhar com sua oferta e você manda um e-mail logo pela manhã relembrando a oportunidade”, exemplifica.

10 – Crie suas Black Fridays

“Black Friday é só uma palavra. Umas meninas de Santa Cruz do Sul me disseram: ‘sua palestra está bacana, mas hoje é Quinta do Jeans na cidade’ e saíram. Inventem as suas palavras”, explica.

11 – Crie grupos no Facebok focados no comportamento do seu consumidor

Não crie focado na sua marca. Vende calçados? Não foque nos modelos, mas no mundo dos calçadistas do Brasil.

12 – Produtos exclusivos via mídias sociais. Gatilho de urgência!

O direct do Instagram é importante e pouco utilizado. “Quando cai mensagem ali a gente fica mais ansioso pra ver”, diz Rafael. “Dá um gatilho de curiosidade muito forte”, complementa. Alguns apps ajudam e você pode utilizar os directs também para dar as boas vindas para novos seguidores. “O Social Rockets pode ajudar”.

13 – Faça seu cliente ajudar a criar o seu produto e depois o recompense!

Um dos exemplos é a marca Rabusch, que era atendida por Rafael. “Perguntávamos para as gurias: ‘querem roupa com qual tecido? Qual estampa?’ Depois, íamos nos comentários e dávamos desconto pra quem tinha ajudado”.

14 – Botões de compra nas mídias sociais

“Não botem botão de compra nos anúncios do Face, bote ‘Saiba mais’. Botar o botão de compra dá medo. Alguns pensam: ‘Será que vou clicar e já dar o cartão de crédito?’. Prefira o ‘Saiba Mais’, é mais sutil”, explica. Segundo Terra, uma coisa legal é a pessoa clicar e ir para o WhatsApp. Assim, você monta uma lista de contatos por lá.

15 – Ache seu cliente no LinekdIn

“Se eu falei que no Face o alcance é de 4%, no LinkedIn chega a 60%”, compara. Mas lembre-se: neste caso, você irá precisar um perfil seu ou treinar seus vendedores para isso.

16 – Prospecção pelo Twitter

Imagine que você atenda um hotel de gramado. Diariamente você vai botar isso na busca do Twitter: ‘hotel em gramado’. “Vai ter oportunidade para falar com essas pessoas”, explica o profissional.

17 – Voucher promocional via stories do insta

“O stories converte 40% mais que o feed. Hoje o view vale mais que a curtida”, comenta. E poste aos sábados e domingos. “As pessoas têm mais tempo pra acessar neste período”. Utilize, obviamente, uma ferramenta de agendamento para isso. “Eu uso o Postgram”, diz Rafael.

18 – Remarketing é lei

Rafael ressaltou tanto o remarketing quanto o retargeting, que ele classifica como “a maior ferramenta de reputação que existe”. “Tu entra num site de curso de empreendedorismo. Bacana. Daí tu vai dar uma lida na Exame e o cara que ministra o curso está lá. Tu vai ler o Zero Hora e ele está lá também. Através de retargeting você cria reputação rapidamente”.

19 – Crie conversas através de hashtag

Segundo o professor, é preciso pensar em ações que utilizem as hashtags e automátizá-las por meio de ferramentas como o Social Rockets. Principalmente em redes como o  Instagram.

20 – Horário certo

“Rede social combina com cama. Horário de rede social no Brasil é 22h a 0h. Outro horário bom é de manhã, pois as pessoas pegam o celular neste período”, analisa. É preciso pensar no timing do post. “Porque você trabalha das 8h da manhã às 18h o post tem que ser neste horário? Não!”.