2016: O ano da transformação digital
A indústria na era digital. Quem diria? Eu diria que estamos em plena revolução industrial, em tempos onde a tecnologia é a grande aliada por revolucionar comportamentos, modificar culturas e transformar empresas. É momento de mudança e descoberta de novas fórmulas de gestão para impactar e ampliar os negócios. Este ano de 2016, sem dúvidas, será o ano do digital transformation para as empresas e indústria especificamente. Nunca ouviu falar nesse termo? O digital transformation é o processo de mudanças estratégicas e profundas associadas com a aplicação de tecnologia digital em todos os aspectos de operação e áreas de uma empresa.
Transformação significa que o uso da tecnologia permite inerentemente novos tipos de inovação, criatividade e modelos de negócio. Empresas em cenários altamente competitivos e globais precisam se reinventar, criar novas maneiras de fazer negócios, aumentar suas receitas e margens e reduzir seus custos. Não apenas os concorrentes tradicionais estão se reinventando e recriando, como novas empresas estão surgindo a cada dia, com novos modelos de negócio aparecendo e, cada vez mais, cresce a chance de que uma empresa ou tecnologia disruptiva faça com que grandes corporações deixem de existir em poucos anos.
O primeiro estágio da digitalização das empresas foi a solução de pequenos problemas isolados e individuais com uso de tecnologia digital. Isto não é mais suficiente, pois as empresas que quiserem efetivamente competir e ter futuro precisam repensar toda sua estratégia e, efetivamente, incorporar a transformação digital como competência core e fator-chave de sucesso.
A transformação digital deve estar ligada em toda empresa: desenvolvimento de novos produtos, marketing, participação em ecossistemas de negócios e parceiros, informação para tomada de decisão, padronização de processos, eficiência operacional, inovação, vendas etc. Um ponto importante é que as pessoas, e não a tecnologia em si, são as peças fundamentais. A tecnologia permite que as pessoas mudem seu comportamento e a forma como fazem seu trabalho.
A transformação digital também deve ter foco total nos clientes através de todos formatos de experiências de interação com a empresa em diversos canais digitais, redes de fornecedores, parceiros e canais de venda. O cliente (tanto pessoa física quanto jurídica) se tornou digital e exige isto das empresas com as quais interage e faz negócio. Ele quer informação, velocidade, self-service, entrega e suporte, entre outra coisas, tudo de forma diferente. Neste contexto de transformação digital, o e-Commerce B2B tem participação importante, pois leva todos os processos de marketing, vendas e cadeia de suprimentos para o mundo digital. Digitalizar o canal de vendas traz ganhos diretos em aumento de pedidos, redução de custos e eficiência de processos.
Fornece ao cliente um novo modelo de comprar e interagir com a empresa que ele já demanda isto. E, além de tudo, permite criar novos modelos de negócio e atingir potenciais clientes que antes não eram possíveis ou economicamente viáveis, elevando, assim, sua carteira de clientes e automaticamente aumentando faturamento da sua empresa. Esse é um caminho sem volta! 2016 é o ano de investir no digital transformation para alavancar seu negócio.
Maurício Di Bonifácio é sócio e fundador da Vertis