2020: o ano da publicidade in-gaming
A pandemia de covid-19 e as medidas de distanciamento social causaram impacto em quase todas as indústrias. No caso dos games, houve grande aumento de usuários em todo o mundo. Em PCs e consoles o incremento foi de 46%, e em dispositivos móveis de 17%. A quantidade de downloads subiu 35%, atingindo o recorde de 1,2 bilhão em apenas uma semana, e o investimento na compra de jogos eletrônicos aumentou 39%. Também foi notável o engajamento em plataformas de streaming e eventos de esportes eletrônicos. No Twitter, as interações sobre o tema subiram 71%. De acordo com a consultoria Newzoo, até o fim de 2020 o mundo terá mais de 2,7 bilhões de jogadores.
Esses números mostram que as pessoas jogaram muito mais durante a pandemia e que os games são parte importante de suas vidas, atendendo às necessidades de entretenimento, relaxamento e socialização.
Entre as plataformas preferidas, destacam-se os dispositivos móveis. A receita global dos games mobile deve chegar à US$ 77,9 bilhões em 2020 e responder por quase metade de toda a indústria, com projeções de crescimento superiores a 13% ao ano até 2023.
Os puzzles e os jogos hiper casuais são exemplos de títulos que se destacaram nos últimos meses, mas também os multiplayers: de shooters, como PUBG, Call of Duty: Mobile e Honor of Kings, a jogos de construção colaborativa, como Minecraft e Roblox, além de games sociais que convidam o usuário a desafiar os amigos.
Mas, o que isso significa para os anunciantes, especialmente antes da Black Friday?
No ano passado, 55% das vendas nesse período foram feitas por meio de dispositivos móveis. Em 2020, esse percentual deve ser maior porque, de acordo com alguns especialistas, o comércio eletrônico cresceu em alguns meses o que levaria anos em virtude da pandemia. Nos dois primeiros trimestres, as sessões de apps de compras no Brasil cresceram 30% e o número de usuários acessando canais online foi quatro vezes maior que o habitual. Além disso, algumas previsões globais mostram que 83% dos consumidores devem continuar realizando suas compras em meios digitais, mas alertam sobre os riscos de retenção desse novo adepto ao e-commerce. Por isso, esse é um momento chave para clientes e marcas.
Eventos como a Black Friday, em que 67% dos brasileiros devem aproveitar as ofertas, são uma ótima oportunidade para as marcas fidelizarem clientes que aderiram ao universo por falta de alternativa de compra durante o distanciamento social.
Sob essa perspectiva, a publicidade in-game se apresenta como uma excelente solução para atingir uma audiência significativa com os mais variados perfis e ajudar as marcas a se destacarem nesse cenário competitivo. Com milhões de jogadores e considerando o poder de compra do consumidor gamer, criar campanhas e ações em jogos mobile já é uma realidade para grandes marcas como Coca-Cola e Unilever. Trata-se de uma mídia em que é possível trabalhar de forma segmentada e desenvolver experiências atrativas, envolventes e inovadoras, como games e quiz customizados, bonificações e outros formatos, feitos de acordo com a necessidade de cada anunciante e que vão muito além dos anúncios tradicionais.
Christian Cunha é Brazil Sales Director de flame by etermax