2020 promete

Nesta primeira edição impressa de 2020 – um ano com numerologia cabalística – o PROPMARK torce muito para que gregos e troianos se entendam em nosso país, libertando nossas amarras para uma prolongada fase de desenvolvimento, como há muito não vemos ocorrer neste país tão amado e às vezes tão desprezado.

Como este periódico é dedicado aos campos do marketing e da propaganda, daí inclusive tendo surgido o seu nome de batismo, mais tarde abreviado para a denominação atual, podemos afirmar com total segurança que a organização política nacional e os seus personagens deveriam se espelhar um pouco mais nessas disciplinas que tanto bem fizeram e prosseguem fazendo ao país, para que nos aproximemos cada vez mais do tão almejado Primeiro Mundo.

Até porque esse chamado Primeiro Mundo tem se debatido com inúmeras dificuldades e contradições ultimamente, como a que acabamos de ver no entrevero entre os Estados Unidos e o Irã-Iraque, provocando sempre uma ameaça de conflito nuclear, que pode-se até se saber como começa, mas não se sabe como acabará.

Voltando para o interior das nossas fronteiras, que realmente 2020 possa diminuir as nossas tensões políticas internas, conferindo a cada personagem desse teatro do absurdo um pouco mais de sabedoria e um pouco menos de ganância pelo poder e suas posses.

Se essa turma permitir que o país deslanche, poderá rapidamente ser encaixado entre as primeiras potências mundiais, não do ponto de vista de poderio militar, mas sim do que hoje mais interessa a todos e vem a ser
o crescimento exponencial da cultura e da sabedoria por aquela provocada, para que possamos eliminar os principais males que ainda afligem a humanidade.

Para quem fala que isso é impossível, ou garante que estamos muito longe disso, basta uma comparação com essas nossas duas poderosas forças de comunicação, que são o marketing e a propaganda, transformando hábitos e melhorando cada vez mais a vida de um maior número de habitantes deste país que prossegue resistindo a todas as tentativas de destruição.

Nosso avanço nas comunicações estimulou e nos obrigou a uma mudança para melhor, tão rápida nas nossas atividades de marketing e de propaganda que hoje somos comparados, não por nós, mas pelos outros países, ao que de melhor se faz no planeta nessas disciplinas que têm o condão de transformar pessoas e hábitos.

Essa, inclusive, é uma das razões do interesse do capital estrangeiro investido nessas áreas lá fora em se instalar no Brasil, não apenas seguindo seus clientes também multinacionais, como também e principalmente em busca de uma matéria-prima escassa no mundo de hoje, que responde pelo nome de criatividade.

Sim, somos criativos como poucos e em grande quantidade, o que nos diferencia do resto do mundo, também criativo, mas em doses quase sempre homeopáticas. 

Se o leitor tem dúvidas quanto a isso, procure assistir a uma grande quantidade de trabalhos publicitários de um mesmo anunciante, para se dar conta do exagero de trabalhos comuns, muito deles deja vu, em confronto com uma minoria de razoáveis, dentre os quais um ou outro realmente a merecer aplausos.

Felizmente, estamos aprendendo a valorizar o nosso potencial, que já se espalha por outros setores de atividades, reforçando a ideia de que o país do futuro chegou ao presente.

Resta-nos apenas melhorar um pouco mais as nossas relações, com destaque para o ainda inconsistente terreno político, para nos apresentarmos sob palmas em todas as plateias do mundo.

Alguns dados recentes que garantem as assertivas acima: as vendas do último Natal nos shopping centers cresceram 9,5% em todo o país, sobre o mesmo período de 2018 (dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings – Alshop), considerados como os melhores resultados desde 2014 (Estadão, 30/12/19).

Independentemente de uma melhoria no poder aquisitivo da população, acreditamos francamente que esses resultados positivos são em grande parte devidos à nossa excepcional capacidade criativa, atributos dos nossos publicitários, que fazem mais pelo Brasil lá fora, participando de festivais do setor e realizando palestras sobre a nossa comunicação publicitária, do que muitas embaixadas e consulados que em grande parte ainda desconhece a força desse instrumental publicitário made in Brazil, que vende mais a imagem do nosso país do que os souvenirs distribuídos pelos nossos burocratas.


Está agendada para o próximo dia 28, a cerimônia de inauguração da rede de TV CNN em nosso país. Na ocasião, será distribuído aos convidados presentes um exemplar da edição desse mês (janeiro) da Revista Propaganda, com capa e extensa matéria interna dedicada ao evento.

O trabalho jornalístico da mesma foi conduzido pelo diretor da redação da publicação, jornalista Pedro Yves, auxiliado pela equipe de Propaganda, com um resultado que deixamos aos leitores da revista o julgamento final.


Ainda em veiculação e merecendo palmas, o grande sucesso da série de Natal de trabalhos publicitários brasileiros, foi o comovente Em 2020, brilhe do seu jeito, de três minutos, criado pela equipe da Publicis Brasil e produzido pela Zombie Studios.

Seu recall foi e é tão grande que Marcio Parizotto, diretor de Marketing do Bradesco, conseguiu verba extra no seu budget para prosseguir a veiculação por mais alguns dias, levando-se inclusive em conta que se trata de uma continuação da campanha do vagalume do Natal de 2018, quando se tornou o comercial mais visto do YouTube no Brasil.

Palmas para o seu criador, Domenico Massareto.


Nesta primeira edição de 2020 do PROPMARK, destaque para o Especial Perspectivas 2020, com o mercado publicitário brasileiro otimista e vendo se aproximar uma grande onda positiva.

Os executivos do mercado anunciante preveem desafios para o ano, como o entendimento das novas tecnologias e a aferição de resultados e garantia de rentabilidade do negócio. Mas eles “são unânimes em apontar uma dose de otimismo para que essas metas sejam atingidas”.

Agências, marcas e meios esperam crescimento em 2020, com analistas prevendo uma alta de 2,5% do PIB, o que sempre reflete positivamente nos investimentos em publicidade e marketing.