Não foi só o Pittsburgh Steelers que levou a melhor neste domingo na 43ª edição do Super Bowl – final do campeonato norte-americano de futebol americano. As 28 marcas que investiram US$ 3 milhões por cota publicitária de 30 segundos no intervalo do jogo tiveram a audiência de cerca de 100 milhões de telespectadores americanos. O valor do investimento é 10% superior aos US$ 2,7 milhões de 2008. No total, o Super Bowl é transmitido para 230 países, em 34 idiomas diferentes.

O evento é líder no ibope dos Estados Unidos há dez anos consecutivos, justamente por essa razão que também é o espaço comercial de TV mais caro do mundo e merece atenção especial da equipe de marketing dos anunciantes. Para a data, todas as marcas produziram filmes exclusivos, que são aguardados pelo público por causa da irreverência e criatividade empregada.

Na edição deste ano, Bruce Springsteen e sua E Street Band foram os responsáveis pela festa de intervalo, em uma apresentação limitada a 12 minutos cronometrados e 4 músicas de sucesso.

Este ano, marcas que tradicionalmente compravam espaço comercializado pela rede NBC ficaram de fora, como General Motors e FedEx. O maior investimento veio da Anheuser-Busch, que comprou 4 minutos e 30 segundos de aparição durante os intervalos, divididos em cinco de 30 segundos e dois de 60 segundos.

Confira as aparições:

(Marca – número de filmes – agência)

Audi: 1 (Venables Bell & Partners, São Francisco)
Anheuser-Busch: 8 (DDB, Chicago)
Bridgestone: 2 (Richards Group, Dallas)
CareerBuilder: 1 (Wieden & Kennedy)
Cars.com: 1 (BBDO)
Cash4Gold: 1 (Euro RSCG Edge)
Castrol: 1 (Ogilvy & Mather)
Cheetos: 1 (Goodby, Silverstein & Partners)
Coca-Cola: 3 (1 pela Crispin Porter & Bogusky e 2 pela Wieden & Kennedy)
Denny’s: 1 (Goodby, Silverstein & Partners)
Doritos: 2 (1 pela Eric Heimbold e 1 pela The Herbert Brothers)
E-TRADE: 2 (Grey, New York)
General Electric: 1 (BBDO, Nova York)
GoDaddy: 2 (In-house)
Heineken: 1 (Wieden & Kennedy)
H&R Block: 1 (Campbell Mithun)
Hulu: 1 (Crispin, Porter & Bogusky)
Hyundai: 3 (Goodby, Silverstein & Partners)
Kellogg’s: 1 (Leo Burnett, Chicago)
Miller: 2 (Saatchi & Saatchi, Nova York)
Monster.com: 1 (BBDO, Nova York)
NFL: 1 (NFL/BBDO, Nova York)
Pedigree: 1 (TBWA/Chiat/Day)
PepsiCo: 4 (TBWA/Chiat/Day)
SoBe Life Water: 1 (Arnell Group)
Sprint: 1 (Goodby, Silverstein & Partners)
Taco Bell: 1 (Draft FCB, Irvine)
Teleflora: 1 (The Fire Station/In-house)
Toyota: 2 (Saatchi & Saatchi, Los Angeles)

Leia também:

Dreamworks e PepsiCo terão filmes em intervalo do Super Bowl
ESPN transmite Super Bowl para o Brasil com exlusividade
propmarkTV antecipa comerciais que serão transmitidos no Super Bowl