2º Fórum de Marketing do Guarujá discute marcas e consumo
A próxima sexta-feira (12) marca o início do 2º Fórum de Marketing do Guarujá, que segue até domingo (14) no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista. O evento, promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, tem como destaque, em sua primeira noite, a segunda edição do Prêmio Lide de Marketing Empresarial. São 36 candidatos entre empresas e executivos que concorrem ao prêmio em 12 categorias distintas.
Além do prêmio, o evento contará com cinco palestras, cujo tema será em torno dos consumidores da Classe C. Porém, um dos grandes diferenciais do Fórum Empresarial é seu próprio público, já que é um dos poucos, senão o único evento do País, que conta tanto com os presidentes, como com os diretores de marketing dos maiores anunciantes brasileiros. Para este ano são esperados cerca de 200 executivos. “Esse é o único evento do portfólio do Grupo Doria e do Lide no qual os diretores de marketing das companhias participam ao lado de seus ceos. O que é ótimo, pois reunimos tanto aquele que tem a temperatura do mercado como o decisor do negócio”, ressaltou João Doria Jr., presidente do Grupo Doria.
Para o executivo, o fórum é importante pelo mercado que cobre e pela ampla discussão temática do valor das marcas e das influências no mercado de consumo, que geram grandes transformações nos comportamentos de marketing das empresas e reação dos consumidores. “E temos outro diferencial nesse Fórum, que é termos escolhidos como tema único de discussão essa nova classe de consumidores que está fazendo a diferença no País”, afirmou.
Diretor-presidente da Editora Referência, Armando Ferrentini – que por meio da empresa que comanda está por trás de diversos eventos relacionados à área de marketing, disse que o Fórum, até por contar também com a chancela do Grupo Doria e do Lide, é um evento esperado e desejado pelo mercado, mesmo estando ainda na segunda edição. “O marketing tem a vantagem de ser uma atividade sem fim. A primeira edição do Fórum já apresentou um resultado excepcional não só para os realizadores, como também para os patrocinadores, apoiadores e participantes, do ponto de vista do negócio. Acredito que essa segunda caminha para ter o mesmo sucesso, até porque conta com alguns adendos em relação à primeira edição que irão valorizar ainda mais o encontro”.
Ferrentini ressaltou também a importância do Fórum para a Editora Referência. “Costumo dizer que onde o marketing vai, a Referência vai atrás. Sendo que muitas vezes chegamos antes. E basta olhar para o nome do evento para se chegar à conclusão de que nós não poderíamos ficar de fora dessa parceria”, completou.
O evento ainda conta com parceria do jornalista Adonis Alonso em sua organização. Ele, que entre outras funções é o curador do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, também acredita que a principal característica do fórum é o encontro de dirigentes das três bases da comunicação: o anunciante, as agências de comunicação e os veículos. “As discussões promovidas fazem com que haja uma importante troca de experiências sobre ações, ferramentas e novas mídias utilizadas para aproximar marcas do consumidor. E isso é benéfico para seus promotores. É um evento que acrescenta ao portfólio de realizações do grupo Doria a participação efetiva de profissionais e empresários que decidem as estratégias de comunicação das marcas mais importantes do País. E para a Editora Referência, é a consolidação de um relacionamento de décadas com quem divulga e anuncia os cases mais relevantes do mercado brasileiro”, disse, ressaltando a importância da Classe C como tema central do Fórum. “Estamos falando de 40 milhões de consumidores. É uma Argentina inteira”.
por Daniel Milani Dotoli