Com um faturamento bruto de 356 milhões no ano passado, a Taterka contabiliza que 30% do seu resultado operacional está relacionado aos trabalhos que realiza para o McDonald’s e Natura na América Latina.

A agência, na expressão do executivo Eduardo Simon, sócio e diretor de atendimento, é responsável pelas ações de comunicação de marketing dos dois clientes em 18 países da região. Os bureaus OMD, para o McDonald’s, e Medius, para a Natura, são parceiros nas compras de mídia na região.

A DDB, no México, e a Leo Burnett, nos demais países, fazem as adaptações dos anúncios e comerciais da Taterka para rede de fast-food. A experiência com empresas de mídia enriquece o conteúdo da agência, afinal o modelo brasileiro de publicidade contempla o sistema full service. Simon diz que o diretor de mídia Paulo Sant’Anna coordena pessoalmente o relacionamento com o OMD e o Medius, mas é uma rotina diferente.

“Aqui temos o envolvimento completo. Fora do País entregamos a parte criativa. Mas fazemos sugestões. Funcionamos como um hub desses clientes na região. Todos os materiais são desenvolvidos pela agência em São Paulo, dos anúncios aos comerciais, mas as redes Leo Burnett e DDB têm importância estratégica no atendimento ao McDonald’s”, argumentou Simon, enfatizando que a atuação pan-regional da Taterka garantiu valor agregado à sua operação, especialmente na área de produção.

Ele destaca que é uma disciplina que faz parte do DNA da agência, afinal o sócio majoritário, Dodi Taterka, é consagrado diretor de comerciais e fundou seu próprio negócio por sugestão do McDonald’s, devido à boa receptividade dos filmes com sua assinatura.

“Antes conhecíamos apenas o Brasil. Agora sabemos os mecanismos, inclusive os legais, da região inteira. Na Venezuela, por exemplo, o índice de nacionalização é de 70%. Então, gravamos comerciais que têm apelo em vários países com produtoras locais. Recentemente gravamos no Uruguai o comercial ‘Viajante’, usado no Brasil e em outros países”, relatou Simon.

A TVC, produtora de Dodi, é responsável apenas por filmes de produto e packshots, não só do McDonald’s como também da Natura. Os demais trabalhos são encomendados a pelo menos 20 produtoras do mercado entre as quais a O2 Filmes e Conspiração. A agência também montou um núcleo de edição e finalização dotado de duas ilhas. “Ganhamos muita agilidade com essa medida”, finalizou Simon.

por Paulo Macedo