O mobile está desempenhando um papel central na conexão à internet. Levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Nielsen e pela MMA (Mobile Marketing Association) divulgado nesta quinta-feira (10) mostra que 33% dos brasileiros usam smartphones como principal forma de acessar a web. Os principais momentos de utilização são nas ocasiões de espera, o que inclui o trânsito (resposta dada por 52% dos pesquisados), antes de dormir (48%) e logo após acordar (42%).
As redes sociais e o e-mail são os conteúdos mais acessados. Os dois itens são mencionados por 77% dos entrevistados. Em seguida, estão vídeos (54%), música (51%) e notícias (51%). “O conteúdo de vídeo ainda pode crescer e irá evoluir com o aumento da velocidade da rede, pela entrada do 4G”, projeta Thiago Moreira, diretor de digital da Nielsen para a América Latina.
Outro destaque é o WhatsApp. O aplicativo de mensagens de texto saltou de 53% de participação nos smartphones em setembro de 2013 para 74% em fevereiro. “Todo o barulho com a compra do serviço pelo Facebook impactou no número de downloads”, avalia Moreira.
O número de smartphones vem crescendo de forma acelerada. De acordo com a Gartner, foram comercializados 12,1 milhões de smartphones no último trimestre de 2013, quase o dobro dos 6,2 milhões vendidos no mesmo período de 2012.
Informações da Nielsen apontam somente em dezembro a aquisição de smartphones evoluiu 95% ante dezembro do ano anterior. De todos os aparelhos comercializados naquele mês, 55% foram smartphones, afirma o instituto de pesquisa.
A Nielsen não informou qual a participação de smartphones e tablets no mercado brasileiro hoje, mas dados do IDC apontam que há 58,2 milhões de celulares com acesso à internet no país hoje. Os números do IDC são referentes aos smartphones que saíram das fábricas para as operadoras, não necessariamente os que foram vendidos. Segundo a Anatel, há 272,2 milhões de linhas móveis ativas no Brasil.
Entre os celulares inteligentes, o sistema operacional dominante é o Android. O sistema do Google tem 73% de participação, contra 11% do da Apple. O Windows Phone tem 8% do mercado, enquanto Symbian, da Nokia, possui 2% e o da Blackberry, 1%.
Resposta à publicidade
A pesquisa da Nielsen mostra que a resposta dos consumidores a anúncios no smartphone é melhor do que se imagina. Dos pesquisados, 29% disseram lembrar-se de ter visto um produto ou marca anunciado no smartphone nos últimos 30 dias. O levantamento não detalha as marcas mais lembradas. Do total, 11% declararam ter clicado no anúncio.