34% dos profissionais de marketing esperam aumento no orçamento em 2025
Análise foi feita pelo ‘The Voice of the Marketer 2025’, que ouviu mais de mil profissionais pelo mundo
A Warc divulgou nesta quinta-feira (5) seu novo relatório ‘The Voice of the Marketer 2025’, que analisou quais as expectativas dos profissionais ao redor do mundo sobre sobre orçamentos, canais de mídia, mensuração e planos de investimento para o próximo ano.
Segundo as últimas previsões da Warc, ainda em 2024, o investimento global em publicidade está prestes a ultrapassar US$ 1 trilhão pela primeira vez, e ano que vem esse número deve crescer 7,6%.
Investimentos e orçamento
Ao mesmo tempo que 65% dos profissionais mostraram ter expectativas otimistas para o futuro do mercado, apenas um terço (34%) prevê um aumento nos orçamentos de marketing. Ainda em relação aos orçamentos, dentro das agências a taxa de expectativa se mostrou significativamente menor: 28% dos respondentes das agências esperam um aumento nos orçamentos.
Sobre os meios de publicidade, a pesquisa mostra que os canais digitais vão seguir sendo prioridade em relação aos meios tradicionais: 34% dos profissionais de marketing não investem em TV e cinema, enquanto apenas 5% deixam de investir em vídeo online e redes sociais, ou seja a publicidade online agora representa mais da metade, 58,7% dos gastos.
"Acredito que as mídias tradicionais, em comparação com as mídias de performance mais agressivas, ainda têm a capacidade de gerar confiança e contar uma história. O que falta para as marcas hoje não é a habilidade de otimizar seus anúncios no Facebook, mas sim a capacidade de narrar uma boa história”, aponta David Sandstrom, diretor de marketing da Klarna.
A pesquisa ainda mostra que levando em consideração o agravamento dos conflitos geopolíticos e a implementação de políticas comerciais, 72% dos profissionais de marketing acreditam que essas condições econômicas impactarão significativamente suas estratégias de marketing em 2025.
Impacto de demandas sociais nas estratégias de marketing
De acordo com o relatório, houve uma queda no impacto de questões socioambientais: Apenas 28% dos profissionais de marketing esperam que o meio ambiente influencie significativamente as estratégias no próximo ano, uma redução em relação aos 38% comparado ao levantamento do ano passado e 20% considera que diversidade, inclusão e justiça social terão impacto relevante, comparado a 30% no ano anterior.
E sobre métricas de mensuração, 93% dos profissionais utilizam uma ou mais técnicas de mensuração; 67% acompanham regularmente o desempenho da marca (brand health tracking); 57% apontam as métricas de marca como as mais impactantes para avaliar a eficácia do marketing e 54% indicam o Retorno sobre Investimento (ROI) como essencial na estratégia.