3M: "O mundo atual exige que as marcas estejam engajadas nas discussões da sociedade"
Head de marca & comunicação da companhia, Luiz Eduardo Serafim fala sobre a Mostra 3M de Arte, que aborda temas como racismo, equidade e inclusão
Marca que é sinônimo de inovação - inventou o famoso Post-it, por exemplo -, a 3M realiza a 11ª Mostra 3M de Arte, em exposição no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até o próximo dia 24. Com instalações de artistas convidados, a temática 'Cor, Calor, Valor' remete ao corpo, à emoção e memória de comunidades ancestrais e acontecimentos passados, e reflete sobre a questão social histórica do tempo.
"Os artistas trazem posicionamento social, colocando em poesia visual responsabilidades cotidianas de reivindicações de valores éticos, da memória coletiva e do direito de compor o presente", afirma Luiz Eduardo Serafim, head de marca & comunicação da 3M do Brasil.
Na entrevista abaixo, o executivo fala sobre os detalhes da exposição e a importância de associar a marca às questões urgentes da sociedade. "A Mostra é mais uma fronteira em que manifestamos nossos valores e contribuímos para uma mudança positiva", ressalta ele.
Por que a escolha da temática 'Cor, Calor, Valor' na Mostra 3M de Arte?
A premissa curatorial da 11ª. Mostra, desenvolvida por Camila Rocha Campos, reforça o papel da arte como ferramenta de transformação contínua, capaz de desafiar o imaginário coletivo, e promover a transgressão dos modelos vigentes, estabelecendo novos acordos culturais. Cor se refere à mobilização da dimensão do visível, dos corpos, das plantas, do meio físico; Calor aciona a dimensão do invisível, se referindo a tudo que chega como sensação antes de racionalizarmos; Valor tem que ver como manifestamos sobre aquilo que consideramos relevante.
Como vivemos em mundo que precisa urgentemente acelerar suas transformações sobre narrativas relacionadas aos povos originários, a racismo, equidade e inclusão, diversidade, empatia e respeito, o tema da Mostra instiga reflexões muito pertinentes para nosso momento histórico.
Quantas instalações estão expostas no Ibirapuera e quais são elas?
São cinco obras que fazem parte da 11ª. edição da Mostra 3M, em que 3 instalações são de artistas convidados e 2 são selecionadas por meio de edital. A dupla Denise Ferreira da Silva e Arjuna Neuman apresenta Conjurando, às margens do lago do parque, que é uma vela de embarcação inspirada nas caravelas, composta em retalhos artísticos com a colaboração criativa de coletivos que confronta a história do Brasil; Rincon Sapiência elabororou Ori, Defesas & Espadas, sua primeira escultura, ao lado do Planetário, que é uma pirâmide de três faces mascaradas como símbolo de representação histórica, com espadas-de-são-jorge ao topo, significando a proteção da mente e conexão com a espiritualidade; Quando Aqui Era Aqui é o trabalho de Maria Thereza Alves, que aborda a necessidade de entender a nomenclatura original de plantas nativas que não mais existem no parque, com dezenas de placas que mostram os nomes dessas plantas em guarani. DUDX hasteou 13 bandeiras da comunidade LGBTQIA+ ao redor da Praça da Paz para compor Bibal, um espaço de acolhimento e debate sobre identidade de gênero e sexualidade livre. De Simões Filho (BA), Augusto Leal busca despertar em O Jogo! reflexões sobre as relações de poder da sociedade e o racismo no Brasil com a instalação de 24 traves de gol em madeira, em diferentes tonalidades e tamanhos, em que sua representação lúdica torna nítida a desigualdade de oportunidades entre as diversas raças, etnias e grupos sociais.
Por que a 3M decidiu atrelar a marca a questões sociais?
Este é um dos projetos culturais mais duradouros do Brasil, com 11 edições desde 2010. Como é inerente ao processo de inovação que é tão precioso para a 3M, a Mostra iniciou como uma exposição de arte digital, focada em tecnologias de interatividade, conectividade, telas multi-touch e games, retratando uma arte de vanguarda que buscava atrair um novo público para o universo da cultura. A Mostra ganhou espaços públicos, primeiro no largo da Batata, e agora no Parque do Ibirapuera, foi abandonando sua moldura digital e, nas últimas edições, veio assumindo cada vez mais uma vertente engajada com as principais questões sociais do Brasil. O mundo atual exige que as marcas estejam engajadas nas discussões da sociedade, se posicionem claramente, com transparência e coerência, promovam interna e externamente os valores de sua marca. Na 3M, como muitas organizações, estamos mergulhados em nos transformar em questões de diversidade, equidade e inclusão, sustentabilidade, saúde integral e outras bandeiras urgentes. A Mostra é mais uma fronteira em que manifestamos nossos valores e contribuímos para uma mudança positiva.
Qual é o retorno de imagem que a marca alcança com a mostra?
Depois de 11 edições consistentes, a Mostra 3M conseguiu se tornar relevante no mundo das artes, respeitada por curadores e artistas, aplaudida pelo público, comunicada pela imprensa. Ela tem um grande mérito de ter alcançado mais de 2 milhões de visitantes em suas edições, oferecido espaço para centenas de artistas e contribuído também para formar novos públicos que não costumavam frequentar museus e espaços culturais. Todos os anos, a Mostra tem grande impacto na mídia, veiculada nas mídias tradicionais e digitais, e atinge milhares de pessoas que frequentam espaços públicos. Levamos funcionários, convidamos clientes, geramos conteúdos em formatos diversos como artigos, podcasts e conteúdos de mídia social. Assim, vamos trazendo visibilidade para a marca, associada com dimensões muito importantes para nossos valores e para a construção de uma reputação positiva autenticamente ligada a preocupações sociais, de liberdade, voltadas para um futuro sustentável.
De que forma a 3M associa a marca ao conceito de inovação?
A 3M tem uma história de 120 anos, associada à inovação, desenvolvendo soluções que melhoraram nossas vidas como a fita crepe, o durex, o micropore, a placa de trânsito refletiva, a máscara de proteção respiratória, a esponja de lavar louça, o Post-it ®, entre tantas coisas. Nosso posicionamento sempre foi construído por meio de narrativas que fortalecem essa dimensão de inovação que se tornou tão importante para todos os mercados, especialmente neste milênio. Como somos uma empresa muito aberta e colaborativa, pilar importante para uma cultura inovadora, recebemos anualmente mais de seis mil pessoas em nosso centro de inovação em Sumaré, entre empresas e estudantes, para inspirar, cocriar e gerar oportunidades. Desde 2010, mantemos canais digitais de conteúdos inspiradores e educacionais sobre inovação, seja no antigo site 3minovação, substituído pelo blog 3M Brasil, pela parceria de conteúdos com a Projeto Draft, e o canal de podcast Inovação em Pauta. Estamos sempre presentes nos rankings locais de inovação e conectados com o ecossistema de inovação brasileiro, universidades, startups, associações e movimentos nacionais. Os patrocínios se conectam com essas lentes. E claro, mais importante, é seguir inovando, de forma sustentável, em produtos, serviços, modelos de negócio, transformação digital e economia circular.
Além da Mostra 3M de Arte, há outros projetos de patrocínio da empresa à cultura no país? E ao esporte?
Na 3M, temos uma estratégia que define claramente nossa atuação para os projetos de patrocínio. Em Cultura, o principal vetor é a Inovação, a Ciência e a Criatividade, que fazem parte da nossa essência. Assim, já patrocinamos projetos ligados a Santos-Dumont (republicamos suas autobiografias e promovemos uma edição de Santos-Dumont designer, exposição do Guto Lacaz), somos os grandes patrocinadores do Prêmio Brasil Criativo em suas quatro edições que reconhecem os talentos da economia criativa brasileira, vamos para a 4ª. temporada do audiovisual Inspira.mov, projeto que investiga os processos criativos de grandes inovadores brasileiros, veiculado em versões anteriores na TV Cultura e agora, com um média-metragem recém lançado, dirigido pela jornalista Patrícia Travassos. Assim, visão estratégica, alinhamento com valores de marca, consistência e continuidade com renovação constante são as características de nossos patrocínios. No esporte, há mais de uma década, patrocinamos os times de atletismo do Clube Pinheiros e da Orcampi, ajudando a desenvolver nossos talentos de alta-performance das modalidades olímpicas.