4 lições que os dados ensinam para um bom atendimento

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Gabriel Teixeira é sócio-fundador da UnitFour

Em um mercado cada vez mais global e competitivo, é urgente que as empresas desenvolvam novas estratégias de relacionamento com o cliente. Os dados são um grande diferencial competitivo para traçar ações internas, de marketing e, claro, para o atendimento ao consumidor, do pré ao pós-venda. Confira a lista com algumas lições que os dados podem ensinar na hora de lidar com o público:

Agilidade na comunicação – Na era das redes sociais e WhatsApp, é fundamental investir e introduzir os clientes aos novos canais de SAC, como esse aplicativo de comunicação instantânea ou um chat ao vivo no próprio site. Essas ferramentas permitem aos agentes de atendimento orientar os consumidores a qualquer momento durante o processo de compra, esclarecendo as possíveis dúvidas em tempo real. No pós-venda, o atendente munido dos dados do cliente consegue agilizar a comunicação sem solicitar novamente os dados, aprimorando a qualidade do atendimento e o nível da satisfação do cliente, aumentando as chances de fidelizá-lo.

Mobilidade – O acesso à internet por meio dos dispositivos móveis já ultrapassou o tráfego gerado pelos computadores, e muitas empresas precisam se adaptar à nova realidade. Pagamentos online e a inteligência proporcionada pelos dados (Big Data) para reconhecer as preferências do usuário são tendências cada dia mais latentes e uma necessidade dos consumidores.

Relevância – Com o aumento do número de produtos e serviços comercializados online, a experiência proporcionada ao cliente durante o processo de compra é decisiva. A inteligência para montar uma vitrine com ofertas de produtos de interesse do consumidor e realizar ações de e-mail marketing é essencial para aprimorar a assertividade da abordagem e ganhar a preferência do consumidor. É fundamental que a marca conheça o perfil e o histórico comportamentais de seu público. Outro ponto importante é a geração de conteúdo periódico relevante e gratuito para posicionar a empresa como referência no assunto.

Inovação – Atualmente, com a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), tudo está conectado, de dispositivos móveis a eletrodomésticos. Por conta disso, os consumidores buscam produtos e serviços que comportam este tipo de modalidade, ainda que não se trate de uma realidade consolidada. Saem na frente as empresas que buscarem a inovação interpretando os dados gerados por esses novos equipamentos para entender o cliente e planejar ações de marketing.

Gabriel Teixeira é sócio-fundador da UnitFour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing