Turma da Porta dos Fundos apresenta o YouTube Brandcast 2020 (Crédito: Reprodução)

Nesta quinta-feira (05) o Youtube realizou a sexta edição do Brandcast, evento voltado para criadores e marcas. Durante a transmissão digital, apresentada pelo elenco da Porta dos Fundos, a plataforma trouxe dados sobre a relevância e o impacto que suas produções causam nas pessoas. Um deles, revela que 91% dos usuários aumentaram o seu tempo na plataforma durante a pandemia e aproveitaram para se aventurar em assuntos como cozinha, relaxamento, jardinagem, exercícios sem equipamentos e como se adaptar ao trabalho em casa.  

Os dados apontam ainda que, atualmente, 105 milhões de brasileiros acessam o YouTube mensalmente. Além disso, o número de canais com mais de um milhão de inscritos no país cresceu e já supera a marca de 1.800 perfis. Segundo a empresa, o YouTube revelou uma nova geração de criadores e um ecossistema de empresas de mídia e vai seguir apoiando essas comunidades.

“O YouTube é uma plataforma onde os talentos que não tinham voz, agora conseguem se conectar com os seus públicos. Este ano, por exemplo, não houve a Parada do Orgulho LGBTQIA+, e nós realizamos um projeto onde ela pudesse acontecer no ambiente digital. No dia 20 de novembro vamos realizar o projeto do YouTube Black, para falar sobre a consciência negra. Ambos os projetos são patrocinados pelo Bradesco, e é importante observar que uma marca tradicional está junto a movimentos que provocam uma mudança social positiva”, diz Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil.

Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil (Crédito: Reprodução)

O executivo relembrou trabalhos diferenciados criados para marcas como Amazon, Listerine, Carrefour e TIM, e ainda falou das perspectivas para o próximo ano. “Vamos continuar apostando em conteúdo de qualidade. Este ano observamos um aumento de 120% em televisores conectados, ou seja, 40 milhões de pessoas assistindo aos vídeos na tela grande. Com isso, para 2021 e, com o YouTube Originals, vamos trazer ainda mais produções e grandes parcerias. Além disso, acredito que ainda temos que ampliar as vozes da comunidade negra e, para isso, a plataforma possui um investimento global de mais de U$ 100 milhões, que terá uma parte destinada para o Brasil”, comenta.   

Alguns dados ressaltam o poder de influência do YouTube na hora da decisão de compra. 87% dos usuários entrevistados na pesquisa revelam que já fizeram uma aquisição depois de assistir a um vídeo na plataforma e 62% dissem que a publicidade vista no vídeo o tornou mais propenso a considerar uma marca ou produto anunciado. Além disso, o levantamento mostra que a plataforma também é capaz de atuar nas configurações sociais de maneira positiva. Pautas importantes, como diversidade e justiça racial, ganham mais potência na voz dos criadores. 4 em cada 10 consumidores acreditam que o YouTube é uma plataforma para lutar contra o preconceito.

YouTube Originals

Com o intuito de oferecer ainda mais conteúdo relevante aos seus usuários, o YouTube apresentou quatro novos projetos que farão parte do YouTube Originals em 2021. Vale ressaltar que a ferramenta está disponível em quase 80 países e já lançou quatro produções nacionais com Whindersson Nunes, Nath Arcuri e com os canais Desimpedidos e Manual do Mundo.

(Crédito: Reprodução)

Com estreia prevista para o 4o trimestre, o reality show ‘Futuro Ex-Porta’, criado pelo Porta dos Fundos, vai revelar novos talentos do humor e escolher um para ingressar ao seu time. As gravações começam em março.

De olho no público da música, o ‘The Beat Diaspora’, vai trazer um documentário em formato de série para destacar os gêneros musicais do Hemisfério Sul por meio da conexão e influência da Afrobeat, sendo narrado e apresentado por algumas das pessoas mais influentes em cada um desses gêneros. O conteúdo foi desenvolvido pelo canal KondZilla, em parceria com  Konrad Dantas, Coy Freitas e Your Mama.

(Crédito: Reprodução)

A primeira produção original infantil vai chegar pelas mãos da famosa Galinha Pintadinha, que vai trazer histórias com temas como curiosidade, trabalho em equipe, compaixão, autocontrole e empatia, além de conteúdos de aprendizagem nos clipes educacionais. 

Depois do sucesso da primeira temporada de ‘Próxima parada’, Whindersson Nunes volta para mais uma edição, onde vai viajar pelo Brasil em busca de lugares não tão conhecidos pelos brasileiros. Em cada local, ele terá um anfitrião que o guiará pelos segredos e belezas escondidas da região, além de lhe apresentar histórias de vida emocionantes.