41ª edição do Fiap deve ter "boom" de inscrições na reta final
A organização da 41ª edição do Fiap (Festival Ibero Americano de Publicidade) espera receber o maior número de peças publicitárias para a premiação na semana que antecede o término do prazo de inscrições. Segundo o diretor-geral do Festival, Daniel Marcet, até agora foram inscritas 70 peças, de aproximadamente 20 agências. No último ano marcaram presença no Fiap 400 agências. “Geralmente temos um retorno maior na reta final. Até porque as agências também estão se organizando para Cannes”, explica Marcet, que lamenta a ausência do Chile neste ano – país que foi devastado recentemente por terremotos.
A premiação – que acontece entre os dias 27 e 30 de abril em Buenos Aires, na Argentina – terá em 2010 patrocínio do portal Terra, que hospedará o site do evento, além de oferecer prêmio para a dupla criativa brasileira que vencer a seletiva para a Maratón Jóvenes Creativos. Os publicitários que liderarem a concorrência no País também ganharão da ESPM – representante oficial do Fiap no Brasil – as passagens e hospedagem em Buenos Aires para participarem da Maratón no festival.
Outra novidade de 2010 é o 1º Círculo de Círculos, que buscará reunir os presidentes dos Clubes de Criação de cada país para discutirem ações conjuntas para a região.
Também haverá a ampliação da lista de profissionais que integram o Salão da Fama – modalidade criada na última edição para homenagear os grandes nomes da publicidade. “Este ano os profissionais presentes nesta lista indicarão entre 5 e 10 novos nomes para o Salão”, detalha Marcet. Hoje o Salão da Fama, que ganhará site próprio nos próximos dias, conta com 40 nomes, sendo 13 brasileiros, como Washington Olivetto (W/), Fábio Fernandes (F/Nazca) e Nizan Guanaes (Grupo ABC).
Marcet diz ainda que como medida para incentivar as inscrições neste ano – em 2009, a queda foi de 28% – a organização do festival decidiu não aumentar o valor da taxa de inscrição. “Mesmo com o alto nível de inflação da Argentina, decidimos congelar os preços. Lembrando que o valor é menor que o de Cannes e ambos os festivais pontuam para o Gunn Report”, afirma.
Os detalhes sobre a edição 2010 do Fiap foram divulgados na manhã desta terça-feira (30), em coletiva na ESPM. Além do diretor-geral do festival, estiveram presentes Emmanuel Publio Dias, diretor da ESPM; Luis Fernando Garcia, diretor nacional do curso de graduação Comunicação Social da ESPM; e todos os brasileiros que vão integrar os júris deste ano.
Serão seis profissionais do País – todos estreantes no júri do festival –, Eduardo Bicudo, ceo da Wunderman, será o único presidente de júri, liderando a banca de análise dos trabalhos de marketing direto. Alexandre Okada, vp da McCann Erickson, e Roberto Fernandez, diretor de criação da JWT, estarão nos júris de TV e Gráfica, respectivamente. O Brasil ainda terá como jurados Gustavo Sarkis, redator da AlmapBBDO, na área de Rádio; Moacyr Netto (Moa), diretor de criação da DM9DDB no júri de Internet; e Leyla Fernandes, presidente da Apro (Associação das Produtoras de Imagem) e sócia da Produtora Associados, na área de TPA (Técnicas de Produção Audiovisual).
por Daniela Dahrouge
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