43% dos profissionais de marketing dizem que atrair e reter clientes são os principais desafios, segundo estudo
Levantamento da HubSpot também aponta que, para 22% dos entrevistados, o ano foi marcado pela busca de entender melhor os clientes
A HubSpot divulgou o novo estudo 'O Estado do Marketing no Brasil', indicando que o foco da atenção dos profissionais da área tem sido a preocupação em fazer do mix de marketing uma ferramenta crítica à sustentabilidade financeira das empresas. O levantamento, realizado com 770 profissionais do marketing de todo o país, aponta que 43% dos entrevistados enxergam a atração e retenção de clientes como os principais desafios do momento no setor. Enquanto para 41%, o cerne do trabalho está em encontrar formas de otimizar tarefas operacionais, tanto em termos de absorção de novas tecnologias, quanto em gestão de pessoas.
De acordo com a pesquisa, 22% dos respondentes dizem que o ano tem sido marcado pelo anseio de entender melhor os clientes e suas necessidades, enquanto 21% classificaram o dever de gerar tráfego e leads o tópico mais importante de 2024. Alavancar o uso de Inteligência Artificial na estratégia de marketing vem sendo a prioridade de suas atuações para 21% dos entrevistados, já 20% estão dedicados a melhorar o alinhamento entre os times de vendas e marketing.
"O marketing tem, pouco a pouco, ganhado protagonismo na estratégia de mercado das empresas no Brasil. A pesquisa mostra que, hoje, há um olhar mais pragmático das equipes nos esforços de geração de receita", diz Rakky Curvelo, gerente de marketing da HubSpot para o mercado brasileiro.
Segundo o levantamento, os entrevistados membros de equipes que tiveram performance de destaque elencaram como principais metas para 2025: aumentar a receita e vendas (13%), fechar mais negócios (10%), melhorar o alinhamento entre as equipes de vendas (9,9%) e integrar a IA na estratégia de marketing (9,3%).
Crédito: Foto de Campaign Creators na Unsplash