5 dicas para otimizar campanhas no Facebook
Com a necessidade de ser cada vez mais assertivo com menores investimentos, ter uma boa estratégia para o Facebook pode ser a solução de muitos anunciantes. O PROPMARK reuniu cinco especialistas para dar dicas de como otimizar campanhas usando a rede social. Confira!
Henrique Russowsky, sócio e diretor de mídia da Jüssi
“Foque no uso de dados primários. Dados primários são aqueles que pertencem a você, anunciante, e que você utiliza para alimentar a inteligência da plataforma a seu favor. Hoje, é possível fazer o upload de uma base de e-mail de compradores de sua loja física e anunciar somente para essas pessoas no Facebook. É daí que as vendas costumam vir, muito mais do que das segmentações nativas com base em interesses”.
Emiliane Walter, analista de social ads da i-Cherry
“Uma das maiores dificuldades para quem trabalha com pequenos investimentos no Facebook é a prospecção de clientes. Para resolver este problema, o Facebook nos oferece uma ferramenta incrível: os públicos de Lookalike baseados em Lifetime Value (LTV). Se você possui uma base de clientes com a informação de LTV, você pode criar um público no Facebook e, a partir dele, criar uma lista de público semelhante que será baseada em seus melhores clientes. Essa segmentação pode ser aplicada a qualquer objetivo de campanha, mas as mais recomendadas são as que possuem objetivo de conversão de compra. A estratégia ajuda anunciantes com pouco investimento a levar tráfego de novos usuários para o site de uma formar mais segmentada”.
Guilherme Horácio, head de mídia da LOV
“Reserve 10% de seu esforço e investimento para testar. Com os resultados melhorando em algumas frentes, vá expandindo a maneira de atuar novo para os demais 90%. Defina o que testar, o que se deve comparar. Um passo de cada vez. Qual o melhor horário para veicular ? Faixa etária? Grupos? Entenda seu Público. Use a ferramenta para extrair e validar insights”.
Andressa Paola, supervisora de mídia na Adtail
“Na hora de planejar suas campanhas, não se prenda apenas a dados demográficos, explore todas as opções que o Facebook oferece. A parceria com o Experian chegou para ajudar as marcas a ter uma maior precisão na hora de segmentar seus públicos, podendo ser com dados financeiros, comportamentais e residenciais. Essas opções possibilitam que as marcas a se comuniquem com um público específico e transmitam sua mensagem de forma mais eficaz”.
Vitor Horvath, diretor de planejamento da Agência Firma
Se você rodar uma campanha nichada, com foco na sua persona e com bastante destaque para a solução que você proporciona para o seu cliente, você tem grandes chances de gerar conversão. Nesses casos o objetivo é claro: reduzir ao máximo o seu Custo por Clique. Para isso, acompanhe frequentemente as suas campanhas e veja, por exemplo, quais são as faixas de idade que mais interagem com ela. Se você está tendo resultados muito bons de 25 a 34 anos, e sua campanha está rodando de 25 a 44, corte o perfil de 35 a 44. Fique apenas com as faixas de idade que geram o melhor resultado. Quem tenta falar com todo mundo, acaba falando com ninguém!”