A internet é o meio da vez. Muitas agências tradicionais estão na rota digital e já dividem seu faturamento com ações na rede. É o caso da Age, em 29º na pesquisa Ibope Monitor e com faturamento de R$ 408,8 milhões, a metade na web. A JWT, Dentsu, Publicis Brasil e DM9DDB destinaram entre 8% e 11% das verbas para a rede mundial de computadores.
“Cada vez mais a web aparece na estatística”, destacou Rita Romeiro, lembrando que a base das informações nesse canal de comunicação são os portais UOL, Terra, iG, MSN, Globo.com e Yahoo!

Após concorrência que definiu a Neogama/BBH e confirmou a McCann Erickson como suas agências, a operadora de telefonia móvel TIM renovou sua comunicação e investimentos. Se em 2008 teve orçamento de R$ 296,5 milhões, no ano passado autorizou um volume de R$ 577,9 milhões, deixando assim a 25ª posição do ranking para ocupar a nona. Os trepidantes The Blue Man Group estrelam suas campanhas institucionais e de varejo.

A Danone, conta da Y&R, figura na relação de maiores anunciante em 15º com R$ 464,3 milhões. Em 2008 a marca francesa não aparecia no ranking e teve verba de R$ 193,8 milhões. A Coca-Cola saltou do 20º lugar em 2008 para a 13ª posição, agora com orçamento de R$ 492,9 milhões.

Entre os segmentos econômicos, o de serviços ao consumidor anotou o maior crescimento, um total de 22%, principalmente nas lojas de fast-food e redes de assistência médica.

A área de higiene pessoal cresceu 12%, patamar acima do bolo. Cultura e lazer tiveram elevação de 16%. O setor de alimentos ampliou verba em 18% e o mercado de bebidas 17% (AmBev com 34% e Cervejaria Petrópolis com 59%).  

por Paulo Macedo