500 anos após sua morte, Da Vinci ainda influencia a publicidade
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos. Em 2 de maio de 1519, o gênio renascentista falecia com 67 anos. Seu legado, porém, permanece. A obra do italiano influencia diversos campos da cultura ocidental, incluindo a publicidade.
Em 2014, a Ogilvy & Mather – através da Geometry Global – questionou o que você pode fazer com as peças Lego utilizando sua imaginação. A obra mais famos de Da Vinci, a Mona Lisa, fez parte da campanha.
Monalisa de Lego
Em 2013, a italiana Diaframma criou uma Monalisa careca para mostrar que o câncer modifica, mas não diminui o valor das pessoas.
O valor da vida
Outra peça marcante foi criada em 1998. Carlinhos Moreno encarnou a Monalisa neste anúncio de Mon Bijou assinado pela W/Brasil.
Carlinhos Moreno encarna a Monalisa
Outra obra constantemente relembrada pelos publicitários é “A Última Ceia”. No anúncio abaixo, por exemplo, a italiana LS&Partners promove um restaurante tão bom que fez os protagonistas do quadro sumirem da obra.
Última ceia vazia
E se as obras já conhecidas de Da Vinci inspiraram campanhas marcantes, um quadro recém descoberto do pintor também gerou um case premiado: “The Last Da Vinci”, assinado pela Droga5. O filme capta as reações daqueles que veem a obra do pintor: