Relatório aponta que mais da metade dos consumidores percebe ações de sustentabilidade como enganosas

A Kantar divulgou o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, que revela as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade.

Este ano, ficou claro que as pessoas estão mais preocupadas com a sustentabilidade. No entanto, as empresas ainda têm espaço para melhorar e se adaptar a essa nova realidade. De acordo com a Kantar, muitas empresas estão divulgando informações falsas sobre serem sustentáveis, o que é um problema em vários setores.

Segundo o estudo global, mais da metade dos entrevistados acredita que marcas de todas as áreas não estão sendo honestas ao divulgarem suas ações de sustentabilidade. Os participantes afirmam que os setores de social media (60%), carne e produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%) são os que mais espalham informações incorretas ou não críveis sobre o assunto.

Na percepção dos brasileiros, as áreas que mais se destacam negativamente são carne e produtos à base de carne (65%), skin care (65%), e fast food e restaurantes (65%).

No cenário mundial, os setores que mais são confiáveis em suas ações sustentáveis, conforme percebido pelos consumidores, são alimentos para animais de estimação (42%), produtos de higiene para bebês (46%) e bebidas alcoólicas como cerveja e vinho (46%). No Brasil, por outro lado, ganham destaque os segmentos de veículos híbridos e elétricos (43%), produtos de higiene para bebês (46%) e comida para animais de estimação (46%).

O levantamento mostra que quanto mais os consumidores buscam novas soluções sustentáveis, mais encontram situações de greenwash. Com isso, 50% das pessoas diminuem o consumo ou deixam de comprar os produtos e serviços de negócios que podem impactar negativamente o meio ambiente ou a sociedade.

56% dos consumidores brasileiros pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. 77% dos deles ainda acreditam que os negócios têm a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa, e 67% defendem que as marcas devem se responsabilizar e resolver os problemas climáticos e sociais.

Pessoas que são mais impactadas por questões ambientais costumam sentir mais o desinteresse e as falsidades das empresas. Isso abala a confiança dos clientes nas marcas. Segundo o Índice do Setor de Sustentabilidade de 2023, é crucial que as empresas sejam transparentes em suas campanhas e mudanças para construir mais confiança e promover valores como integridade, inclusão e identificação.