Daqui a exatos cinco anos, em dezembro de 2013, bem mais do que o normal, o Brasil estará respirando, transpirando e destilando futebol. Estaremos a pouco mais de seis meses da Copa do Mundo: bola pra frente, para todos os lados, escanteios, emoções, pênaltis e muitos
negócios movidos aos lances do esporte mais popular do planeta. Em 2013 também já saberemos o que virou de Obama, como estará o pós-Lula, quem lucra com pré-sal, quem naufragou na crise e se piratas somalis terão uma base de negócios em Santos e/ou Ipanema. Saberemos da eficiência ou não de estratégias de green marketing, se o BRIC será de
fato a sigla do momento e se ainda valerá a pena dar voltas no circuito Helena Rubinstein.
E sua empresa, como estará daqui a cinco anos? A pergunta é ponto de partida e, fundamentalmente, de reflexão do workshop 5 Years From Now, projeto de consultoria da publicitária Béia Carvalho, ex-TBWA e Significa, que está sendo lançado nesta semana, em São Paulo. “A previsão do tempo é um forecasting. Já o meu trabalho é um backcasting, é o presente visto do futuro”, diz Béia.
Ferramenta de planejamento, o 5YFN (www.5yearsfromnow.com.br) é uma nova dinâmica de coaching elaborada pela publicitária com foco em pessoas jurídicas e não em profissionais isoladamente. “É um coaching para donos do negócio”, ela conta. Pretende ter como target pequenas e médias empresas de segmentos diversos. “É um trabalho de reflexão. Reflexão serve tanto para quem fabrica bonés quanto para quem faz comunicação”. O workshop, segundo ela, reúne dinâmicas de visão de negócios e dinâmicas de relacionamento com análise de tendências e metodologia para “ver o negócio do futuro para o presente”.
Ao apresentar seu produto, Béia, logo de cara, faz questão de ressaltar o que ele não é: “Não tem nada a ver com plano de carreira, com auto-ajuda, com branding, business plan, RH nem com estratégias de longo prazo”. O que é então? O 5YFN é um “coaching para reflexão,
inovação, mudanças, foco e resultados”. Em termos práticos, Béia acredita que seu workshop é direcionado para “sócios de pequenas e médias empresas que não sabem onde e como o negócio estará daqui a cinco anos, para quem sabe que chegou a hora de crescer, mas não tem
tempo de refletir, para que não consegue convencer o sócio que chegou a hora de mudar e principalmente para quem sabe que dá para mudar o futuro, mas não o presente”.
Número mágico
De Stálin a JK, o período de cinco anos marcou vários projetos de política, economia e outros tantos assuntos, inclusive os pessoais. “É um número mágico”, acredita Béia. Ela afirma que “é um período perto o suficiente para imaginar e longe o bastante para sonhar”. Béia também
faz referência ao nome de seu projeto a uma análise do consultor Joe Ponzio diante da pergunta “Onde estará o seu negócio daqui a 5 anos?”. Ponzio afirma que “se você é capaz de responder com razoável grau de certeza, vai colher bons frutos e que esta é a pergunta que investidores como Warren Buffet são capazes de responder com muita confiança e exatamente por isso conseguem grandes retornos, ignorar a volatilidade do curto prazo e ainda por cima, dormir tranquilamente”.
Se 2013 fosse hoje, Béia afirma que diria que “em dezembro de 2008, há apenas cinco anos, o Brasil e o mundo estavam mergulhando na maior crise pós 1929. No auge do pessimismo, poucos se lembraram que das 10 recessões que os Estados Unidos passaram desde os anos 40, cada uma durou 10 meses e as piores, 16 meses”.
Béia Carvalho foi presidente da TequilaBrasil e vp da TBWABrasil, Significa e Grottera. Nessas empresas, liderou trabalhos de planejamento para marcas como Nissan, Adidas, Pedigree, Absolut, Johnson & Johnson, Amex, Natura, Itaú, Eurofarma e Gafisa.
Por Marcello Queiroz