63% dos brasileiros gostam de experimentar marcas de moda, diz YouGov
Pesquisa reforça importância da comunicação digital e favorece chegada da H&M ao país
Um levantamento da YouGov mostra que 63% dos brasileiros afirmam gostar de experimentar marcas de moda, cenário que favorece a entrada de players internacionais, como a sueca H&M, que inaugurou sua primeira loja no Brasil em agosto, em São Paulo.
O estudo revela ainda que, embora grandes marcas globais liderem em recomendação: Nike (64%), Havaianas (60%) e Adidas (59%), ainda há espaço para nomes nacionais como Olympikus (43%) e Ipanema (20%).
As redes sociais surgem como principal gatilho de compra, citadas por 33% dos entrevistados. A TV aparece em segundo lugar (22%) e os e-mails promocionais em terceiro (16%). Apenas 9% dos consumidores dizem seguir celebridades para acompanhar tendências, reforçando que o ambiente digital e a experiência direta pesam mais do que a influência de figuras públicas.
Segundo David Eastman, diretor-geral da YouGov no Brasil, os dados sinalizam uma mudança estrutural. “A chegada de empresas como a H&M se insere em um momento em que a experimentação e a comunicação digital são determinantes para o sucesso no varejo de moda”, afirma.
A pesquisa também mostra que 27% dos consumidores se mantêm neutros em relação a seguir tendências, representando um público que pode ser atraído por estratégias de personalização e campanhas que unam conveniência e inovação.
Com o mercado cada vez mais competitivo, especialistas avaliam que presença digital consistente, oferta de novidades e construção de confiança serão determinantes para a conquista do consumidor brasileiro.
(Crédito: Foto de Freepik)