67% das pessoas que trabalham na área de insight se dizem felizes

Alê Oliveira

Gabriel Aleixo, diretor-geral da BrainJuice

O ABA Insights, encontro realizado pela Associação Brasileira de Anunciantes nesta quinta-feira (27) em São Paulo, começou com a apresentação de uma pesquisa que tem tudo a ver com o evento. “The future of insights project” foi o estudo desenvolvido pelo BrainJuice com técnicas de pesquisa baseadas em ciências comportamentais para captar o conhecimento, associações de atributos, aspirações e sentimento. E, falando em sentimento, é ele que guarda um dos números que mais chamam a atenção.

De acordo com o estudo, 67% das pessoas que trabalham na área de insight se dizem felizes, enquanto 17% são neutras, 5% garantiram ter desprezo pelo segmento e 8% se sentem tristes.

A pesquisa, claro, quis saber o os motivos que existem por trás desses números e o que foi revelado, no caso das pessoas felizes, é que a maioria dos profissionais se sente bem trabalhar na estratégia das marcas.

Outro dado revelado pelo estudo diz respeito ao uso de ferramentas que envolvam o insight. No Brasil, a tecnologia foi quem ditou o ritmo. “Aqui no Brasil, os profissionais de insight gostam bastante de usar ferramentas que vêm da tecnologia, como Big Data e social media”, disse Gabriel Aleixo, diretor-geral para América Latina da BrainJuice.

Aleixo, que apresentou o estudo, deu algumas dicas para os profissionais de marketing. “Nós pensamos muito menos do que pensamos pensar”, brincou o profissional. “Tomar uma decisão tem muito a ver com intuição”, falou.

INSIGHT

Alê Oliveira

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, em seu discurso de boas-vindas, falou sobre a importância do insight. “Ter um insight é descobrir algo que a gente não sabia”, contou. “No mundo dos negócios, por exemplo, uma boa ideia pode levar a ter um novo posicionamento”, complementou.