6D aposta na criatividade e inovação

Lula Freitas criou a 6D há 10 anos como escritório de design. Sua história se mistura com o mundo da moda carioca, pois é filho de Luis de Freitas, um dos fundadores da histórica Company, marca preferida de 10 entre 10 jovens cariocas nos anos 80. Formado em marketing, trabalhou com o pai até 2002 como coordenador de estilo da área masculina, e gerenciava a área de design da marca. Acabou convidando o designer gráfico Emílio Rangel, que trabalhava na Company, para montar um escritório de design. Para ele era simples: captaria os trabalhos, e Emílio executaria. Logo a dupla percebeu que precisava de mais pessoas no projeto. Assim foram sendo convidados os demais profissionais, todos amigos de Lula – Bruno Fraga deixou a área de internet da Conspiração, Bernardo Vieira fazia 3D no Studiomega, o diretor de arte e designer Beto Martins, e Tola Faria, que na época iniciava a carreira em vídeo. Time formado, instalaram-se numa sala em Ipanema com a proposta de fazer design e atender aos clientes de maneira completa: da criação da marca a qualquer aplicação desejada.

“Tínhamos capacidade, na época, só com a força dos sócios, de fazer praticamente qualquer coisa em design. Esse DNA permanece até hoje, embora tenhamos evoluído para ser uma casa de criatividade. É um diferencial de cuidado na entrega e na busca da eficiência para realizar qualquer trabalho. É um pensamento de design que norteia todo o nosso trabalho”, diz Freitas.

De fato, a empresa cresceu, hoje tem 30 funcionários e ocupa uma casa na rua Corcovado, no Jardim Botânico, dividida com o arquiteto Tiago Bernardes. Autodenomina-se casa de criação – ou escritório de comunicação.

“O nome ‘casa’ é uma definição clássica, por isso gostamos dele. O termo remete ao atendimento personalizado. Recebemos nossos clientes, eles se sentem bem aqui, gostam de estar aqui.  Hoje fazemos muita coisa, mas nosso produto é criação. Aplicada em diversas formas”, explica.

A empresa se define, portanto, como uma casa de criatividade e inovação, que acredita no “poder das ideias” que faz gerar grandes histórias. Tem quatro braços distintos – o de planejamento (que atende aos outros três),  o de branding/marca (design gráfico, criação e gerenciamento de marcas), o digital (área que realizou mais trabalhos até hoje) e a produtora de filmes, a 6D Filmes, que trabalha junto ou separado dos demais, produzindo praticamente tudo o que cria. A produtora costuma, por exemplo, trabalhar para agências de publicidade.

A 6D chega a ser “quase” uma agência de publicidade, em muitos casos, porque embora crie também campanhas, só cuida da mídia digital. “Fazemos mídia digital porque somos muito fortes nessa área e é inevitável. E é uma área importante, que tende a crescer”, observa.

No caso da campanha de exportação das sandálias Ipanema, da Grendene, todo o material é criado e o pacote – filme em várias versões, outdoor, anúncios – entregue ao cliente, que cuida da veiculação através de seus escritórios ao redor do mundo.

O jeito de trabalhar também é diferente de uma agência tradicional. Cada trabalho é visto como um job, com valoração diferente – e ainda que os clientes permaneçam na empresa, realizando diversos projetos, dentro de um planejamento de longo prazo, a empresa não trabalha com fees fixos. “O que desejamos hoje é ter menos clientes, realizando trabalhos mais abrangentes e consistentes. Não adianta ter um monte de clientes, encher a empresa de pessoas para gerenciá-los e perder qualidade. É inaceitável”, afirma.

Com menos clientes, porém mais rentáveis, a empresa vem crescendo em média 20% ao ano e espera, em 2013, praticamente dobrar este crescimento, por conta de um trabalho de prospecção mais forte em São Paulo, mercado em que vem se concentrando com mais força. Freitas considera, inclusive, abrir um escritório na capital paulista.

Principais trabalhos

A 6D trabalha muito com marcas do mundo da moda. Seja criando estratégias digitais ou fornecendo o pacote tradicional de catálogo, book, site, vitrines, pontos de vendas. Já trabalhou com Maria Bonita, Maria Bonita Extra, Cavendish, Jelly, Totem, A-Brand, Le Filó, A-Teen, Ecletic, Check List, Louis Clos, Les Lis Blanc, Antonio Bernardo, entre muitas outras marcas. Para a Jelly (Melissa), fez um projeto de comunicação digital para lançar a coleção de verão no ano passado, em que as jovens consumidoras podiam criar cenários de sua viagem dos sonhos, “viajando” virtualmente pelo mundo. E concorria, por exemplo, a um ano de Melissa grátis.

A campanha de exportação das sandálias Ipanema, “Transport Yourself”, visa posicionar a marca Ipanema como um acessório de moda, mostrando brasilidade, energia e colorido. O filme poderá ser assistido por meio de um QR code – código de barras bidimensional que pode ser usado em aparelho de celular equipado com câmeras – impresso nos anúncios.

“Nesse mesmo endereço será possível fazer o download na trilha sonora exclusiva que reproduz o som da praia de Ipanema”, completa Beto. O desafio era criar algo que funcionasse no mundo inteiro. A marca inaugura em setembro sua primeira flagship store, em Ipanema. A 6D está cuidando de todo o conteúdo e parte interna da loja.

A 6D assinou o “rebranding” da Totem, quando a marca optou por retirar a palavra “praia” do nome. Assina as embalagens, o site e todo o look usado atualmente. Para o Espaço Fashion, a 6D criou o primeiro catálogo interativo para uma marca de moda carioca. A sessão de fotos foi filmada e era possível gerar um catálogo personalizado.