7 grandes tendências para o e-commerce em 2016
Fernando Tassinari
Este será um ano promissor para o e-commerce, apesar e por causa do cenário econômico. Mais preocupados em economizar, os consumidores estão utilizando cada vez mais múltiplos devices no ciclo de compra para pesquisar preços e produtos na internet e ter a certeza de fechar o melhor negócio, o que vem ajudando a impulsionar as vendas tanto nos canais digitais quanto nas magazines de rua e nos shopping centers.
Mas o que podemos esperar para este ano no setor? Em um novo estudo, a Criteo aponta as 7 grandes tendências para o comércio eletrônico em 2016, entre elas que o mobile continuará ampliando sua participação nas transações e o marketing deixará de focar os devices para priorizar as pessoas.
A análise da empresa mostra que deveremos assistir grandes mudanças e desafios. Em suas previsões para o ano, avalia que por conta do aumento do acesso em dispositivos móveis será cada vez mais indispensável ter um site mobile responsivo e um app para melhorar a conversão. Já na publicidade online, os anúncios terão que ser menos intrusivos com mensagens customizadas e personalizadas.
Confira as 7 principais tendências para o e-commerce em 2016:
1 – Maioria das compras online será feita a partir de múltiplos devices
Mais da metade das transações no e-commerce já são feitas a partir do uso de múltiplos devices. Por conta disso, os varejistas precisarão redesenhar a experiência de compra online para esta nova realidade e as campanhas deverão ser ativadas em todas as plataformas.
2 – Compras nos smartphones continuarão ganhando força
O mobile já é a primeira opção para a maioria dos consumidores, principalmente por conta do lançamento de smartphones com telas maiores, o que torna a experiência de compra mais confortável. Os varejistas deverão priorizar suas estratégias mobile e otimizar a experiência de compra em dispositivos móveis, oferecendo sites responsivos e apps.
3 – Datas promocionais de vendas online, como a Black Friday, serão cada vez maiores
As grandes datas promocionais para esquentar as vendas no comércio eletrônico também continuarão crescendo. Os varejistas terão que balancear suas estratégias online e no PDV para aproveitar estas datas. Eles devem esperar um movimento de consumidores maior nas lojas online do que nas lojas físicas nestes períodos de picos de venda.
4 – Internet seguirá influenciando as compras nas lojas físicas
A maioria dos consumidores faz pesquisas de preços e compara produtos na internet antes de sair às compras. Assim, entender o comportamento dos consumidores em todo ciclo de compra passa a ser cada vez mais vital. Os varejistas estão começando a ter uma visão mais detalhada da jornada de consumo estabelecendo conexões através de apps e de tecnologias de identificação dos clientes que participam do programa de fidelidade quando entram na loja. Os varejistas precisam adquirir experiência na utilização destas tecnologias e ter a capacidade de interagir com os consumidores em tempo real.
5 – Marketing irá mudar do foco nos devices para o foco nas pessoas
Este ano os varejistas intensificarão os investimentos para acompanhar e entender como os consumidores trafegam por múltiplos devices, publishers e ambientes para consumir informação. Começaremos a assistir mais campanhas de marketing focadas nas pessoas e na compreensão das intenções dos consumidores no ciclo de compra.
6 – Os anúncios se tornarão mais relevantes e menos intrusivos
Os anúncios invasivos, como pop-ups, overlays e pre-roll, irão perder espaço este ano, principalmente no mobile. Os consumidores têm a expectativa de ser impactados por campanhas não intrusivas e conteúdos personalizados. Os Ad blockers irão acelerar o surgimento de novos formatos e os anunciantes que mudarem suas estratégias de marketing conquistarão maior engajamento e taxas de conversão mais elevadas.
7 – Crescerá a oferta de serviços de entrega rápida
Este ano os lojistas deverão incrementar a oferta de serviços de entrega rápida para agradar os clientes e ser mais competitivos, o que deverá também impulsionar as compras online em lojas internacionais. Esta tendência levará os varejistas a realizar mais campanhas e promoções relâmpago.
Fernando Tassinari é diretor-geral da Criteo no Brasil