70% dos brasileiros preferem marcas que oferecem assistente de voz
Segundo pesquisa realizada pela Ilumeo, consultoria especializada em data science, cerca de 70% dos brasileiros preferem marcas que oferecem assistentes inteligentes controlados por voz. Além disso, 64% dos entrevistados acham que vale a pena investir em aparelhos com a tecnologia e 52% estão dispostos a pagar mais caro por produtos que venham com o serviço.
Quando questionados sobre as marcas associadas à funcionalidade, as principais menções foram ao Google (72%), que lançou o Google Assistant em 2016, e à Apple (45%), a primeira a ter um assistente de voz em smartphones, a Siri. Em seguida vieram a Amazon (25%), a Microsoft (13%), e a Samsung (11%).
“A tecnologia é divertida e prazerosa para muita gente, mas os principais critérios de uso são a praticidade, rapidez e multitasking. Apesar do uso geral ainda ser básico, as pessoas querem usar os assistentes com mais frequência e em mais situações. Isso cria oportunidades para além do segmento de eletrônicos”, diz Felipe Senise, partner & head of strategy da Ilumeo.
Fora da categoria de tecnologia, o Bradesco também foi lembrado por 6% dos respondentes devido à sua assistente BIA, (Bradesco Inteligência Artificial), que tira diversas dúvidas sobre serviços e produtos para usuários do banco. Outra empresa brasileira mencionada foi a Vivo (3%), que possui o serviços de inteligência artificial Aura, atendendo mais de 1,5 milhão de clientes por mês.
Ainda segundo a pesquisa, a principal tarefa usada pela maioria dos participantes foi busca de informações, com 87% das respostas, seguida por tirar dúvidas, com 82%. Além disso, 30% afirmaram comprar itens de uso doméstico, como comida e produtos de limpeza, e 28% realizam operações bancárias.