81% dos brasileiros gastam mensalmente com futebol, diz Serasa
Pesquisa encomendada pela Serasa à Opinion Box aponta ticket médio de até R$ 100 para 47% dos respondentes
O estudo, ‘Gastos com futebol’, encomendado pela Serasa e realizado pela consultoria Opinion Box, aponta que 81% dos entrevistados afirmarams ter gastos mensais relacionados ao esporte como camisas, ingressos, serviços de streaming e programas de sócio-torcedor.
O relatório foi apresentado nesta segunda-feira (7), em evento no Museu do Futebol, em São Paulo, com a presença da jogadora Formiga. A divulgação foi mediada pela jornalista Karine Alves, com apresentação de Felipe Schepers, diretor do Instituto Opinion Box, e de Fernando Gambaro, especialista em educação financeira da Serasa.
Realizado com 2.940 pessoas de diferentes regiões do país, faixas etárias e classes sociais, o levantamento mostra que, para 45% desse grupo, o valor médio gasto mensalmente não ultrapassa R$ 100, mas há quem invista mais:
| Ticket médio mensal com futebol | |
|---|---|
| Até R$100 | 45% |
| Entre R$101 e R$300 | 27% |
| Acima de R$300 | 9% |
| Não tem gastos mensais | 19% |
| Proporção da renda comprometida | |
|---|---|
| Até 5% | 65% |
| Entre 6% e 10% | 20% |
| Entre 11% e 20% | 10% |
| Acima de 20% | 5% |
Outro dado apontado foi que 61% dos entrevistados acreditam que os gastos com futebol afetam suas economias e se tornaram um ‘luxo fora do alcance para o público geral’. Apesar disso, 53% já se planejam financeiramente para comparecer a eventos presenciais até 2027, como Brasileirão (41%), Copa do Brasil (38%) e Libertadores (25%).
| Planejamento financeiro até 2027 | |
|---|---|
| Até R$250 | 18% |
| Entre R$251 e R$500 | 18% |
| Entre R$501 e R$1.000 | 20% |
| Entre R$1.001 e R$5.000 | 25% |
| Acima de R$5.000 | 8% |
| Ainda não sabem | 11% |
Em termos de preferência, as camisas dos clubes lideram os gastos com 71%, seguidas por outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%). Ainda aparecem entre os itens mais citados: videogames, apostas, viagens e programas de sócio-torcedor.
Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como palco. A preferência continua sendo a TV aberta (75%) e a TV fechada (55%), mas chama a atenção que o consumo via YouTube (42%) e plataformas de streaming (31%) já se aproxima dos níveis da televisão tradicional.
O movimento também é refletido pela comoção gerada por campeonatos internacionais: 9% já têm como meta estar presentes nos próximos mundiais de clubes. Além disso, 32% afirmam que estariam dispostos a pagar mais caro por experiências exclusivas com seu time do coração.
(Crédito da foto: Divulgação)