83% dos brasileiros vão fazer compras digitais na Black Friday

Hand holding credit card and using laptop with smartphone for paying shopping online

Segundo estudo realizado pela agência TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, cerca de 83% dos brasileiros vão comprar em lojas online durante a Black Friday – caso os preços estejam bons; mas 59% admitem que escolherão entre a loja física ou online com base nas promoções e descontos que tiverem na época – um cenário bem diferente de semanas atrás.

“O isolamento social trouxe mudanças no comportamento dos shoppers em 2020, se antes deixar para a última hora era a tendência, hoje 43% dos entrevistados dizem estar programando suas compras de Black Friday desde o início do ano e, quando questionados sobre o décimo terceiro salário, muitos pretendem investir, poupar ou guardar para o futuro”, diz Catarina Moraes, head de empatia da TracyLocke Brasil.

A pesquisa foi realizada via mobile nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba; com foco nas classes A (28%) e B (72%). Tiveram maior peso as faixas etárias de 18 a 34 anos. Por gênero, a divisão foi de 62% mulheres e 38% homens.

Para o Natal, o levantamento aponta que o brasileiro também está otimista para celebrar a data. 87% vão comemorar este ano. Sobre as compras de Natal, alegam cautela. 72% irão iniciar os preparativos para a noite de Natal quando tiverem mais certeza sobre o futuro. Ainda assim, 12% já iniciaram os preparativos e disseram que pretendem fazer uma festa menor esse ano.

O drive-thru é a opção de compra para praticamente metade dos entrevistados. 41% gostariam que as lojas disponibilizassem a opção para buscar os presentes, mais relevante para os jovens entre 18 e 34 anos, na cidade de São Paulo e Curitiba.