A ascensão da transmissão ao vivo
Você pode se surpreender ao saber que a transmissão ao vivo tem uma longa história, com a primeira transmissão gravada ocorrendo no início dos anos 90. Desde então, o streaming tem experimentado um crescimento lento, mas constante, ou seja, até o ano de 2020 se aproximar. No ano em que o mundo mergulhou em bloqueios, o contato físico com nossos colegas foi interrompido e todos os eventos sociais foram cancelados – a transmissão ao vivo explodiu.
Enquanto todos nós procurávamos maneiras de conectar e manter algum aspecto da normalidade em nossas vidas diárias, o setor de streaming ao vivo cresceu mais de 45% ao longo de 2020, à medida que cada marca, negócio, plataforma e artista começou a mover seus serviços online. Cada setor teve que se adaptar, e rápido – e, como resultado disso, vimos serviços religiosos virtuais, aulas de ginástica, concertos e qualquer tutorial “como fazer” ao vivo que você possa imaginar.
É claro que esta tecnologia evoluiu de uma ferramenta para buscar entretenimento para preencher os bloqueios de vazio físicos criados, permitindo que famílias e amigos permaneçam pelo menos ‘digitalmente conectados’. A pesquisa de Yubo revela um aumento de 57% no tempo gasto em transmissões ao vivo por seus usuários do Reino Unido nos primeiros dois meses de 2021 durante o bloqueio 3.0 e um aumento de 23% nos usuários diários. Isso mostra o impacto positivo que as plataformas de streaming têm à medida que se tornam linhas de vida sociais, aproximando as pessoas por meio de experiências compartilhadas.
O impacto positivo da transmissão ao vivo
Para a Geração Z não é estranho viver suas vidas online. Como a primeira geração a crescer em um mundo totalmente digital, eles tiveram acesso à internet de alta velocidade, telefones celulares e outros dispositivos digitais desde pequenos. A maneira como eles consomem conteúdo tem impactado a indústria de streaming ao vivo, mesmo antes da ocorrência da pandemia. Junto com a geração do milênio, a Geração Z é a geração do pós-tv com 70% preferindo usar serviços de streaming e assistir a streams ao vivo de conteúdo sob demanda que se concentra em histórias diversas, complexas e culturais e para evitar anúncios irritantes.
No entanto, com escolas e universidades fechadas em todo o Reino Unido, vimos esta geração abraçar a tecnologia de streaming ao vivo mais do que nunca, não apenas como uma forma de socializar e ‘sair’ com seus colegas, mas para reforçar seu desejo de promover mudanças positivas em suas comunidades e equipar-se com novas habilidades.
A Geração Z é a geração com maior diversidade cultural e racial na história e está na vanguarda das experiências digitais criativas. As plataformas de transmissão ao vivo geraram a criação de milhões de comunidades em toda a web, com usuários que se conectam a outros usuários com interesses semelhantes em comunidades online para entretenimento, educação e inspiração.
A criação de vídeo e a transmissão ao vivo ajudaram a combater os sentimentos generalizados de solidão e separação, com os usuários se sentindo mais à vontade para revelar seu “verdadeiro eu” durante as transmissões, ajudando a espalhar a consciência em seu grupo de colegas sobre problemas de saúde mental e desencadear conversas que contribuíram positivamente para o geral bem-estar mental.
As transmissões por streaming também têm sido lugares valiosos para conectar-se sobre importantes questões comunitárias e globais e outros movimentos socioculturais com uma quantidade cada vez maior de ativismo ocorrendo online. Não apenas consumindo conteúdo ao vivo, muitos dessa geração de empreendedores criativos também são criadores, e plataformas como o TikTok estimularam uma grande variedade de criadores de conteúdo que compartilham suas habilidades e conhecimento online para capacitar outras pessoas e muitos agora estão ganhando a vida com a transmissão ao vivo.
O futuro da transmissão ao vivo
A forma como consumimos conteúdo mudou. Os usuários de mídia social agora valorizam interações autênticas e em tempo real, proporcionadas por streaming ao vivo. Como resultado, a transmissão ao vivo explodiu e está aqui para ficar. O streaming está criando valor em todos os setores e permite que os usuários alcancem pessoas em todos os cantos do globo. Não é nenhuma surpresa, então, que o mercado de streaming ao vivo deve ultrapassar US$245 bilhões até 2027, já que qualquer um, incluindo microinfluenciadores e estúdios de cinema, utiliza a tecnologia para se conectar e interagir com pessoas ao redor do mundo.
É claro que este é apenas o começo para a transmissão ao vivo. Embora essa tecnologia esteja sendo usada por todo mundo, é importante que a segurança também seja levada a sério, especialmente para usuários mais jovens. Os usuários precisam ser educados sobre os perigos de revelar informações pessoais durante as transmissões e avisados sobre os efeitos da publicação de vídeos com conteúdo impróprio.
Para usuários mais jovens, por exemplo, as transmissões ao vivo devem ser moderadas pelos pais ou responsáveis, no entanto, a responsabilidade não recai apenas sobre seus ombros. As plataformas sociais também têm um papel a desempenhar, garantindo que haja processos em vigor para proteger seus usuários e permitir que eles façam stream com segurança.
Uma coisa que sabemos com certeza é que participar ativamente da cultura online é muito melhor do que consumi-la passivamente. Nossas ferramentas digitais devem ajudar a manter as pessoas conectadas e é exatamente isso que o livestreaming está fazendo. A transmissão ao vivo só vai continuar a crescer em popularidade e moldar como todos nós nos conectamos e desenvolvemos relacionamentos nos próximos anos.
Sacha Lazimi é Co-fundador e CEO da Yubo