A caminho do centenário, Oscar renova interesse na TV e na internet
Perto de seu centenário, o Oscar chega a sua 93ª edição como um senhor muito querido pela audiência, mídia e anunciantes.
Apesar de “velho” conhecido do mercado, o evento se fortalece e atrai o interesse das marcas a cada ano. Tradicional em muitos aspectos, a premiação segue gradativamente mais aberta a possibilidades, em indicados, apresentadores e temáticas. E talvez seja isso que renova o interesse popular.
Na esteira das modificações no evento e somado ao contexto da pandemia, este ano a cerimônia será em diversos locais para evitar aglomerações: o tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles, receberá apenas os shows da festa. O tapete vermelho e a entrega dos prêmios serão a 13 quilômetros dali, na Union Station.
Todas essas mudanças poderão ser vistas em transmissões por gigantes da mídia, de forma online e interativa. Não à toa, a cerimônia de anúncio dos favoritos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, este ano marcada para domingo (25), segue como uma grande oportunidade para marcas entrarem em uma conversa quente e de alcance incalculável.
Segundo a WarnerMedia, em 2020, a premiação, transmitida pela TNT, conquistou a liderança da Pay TV com 28% mais televisores ligados que o segundo colocado, sendo sua maior audiência dos últimos 13 anos.
Para a empresa, esse alcance e esse prestígio fazem com que marcas patrocinem as transmissões. Este ano, a TNT conta com apoio de Amazon Prime Video, Downy, Heineken 0.0, Jeep, Johnnie Walker, Nivea DeoMilk, Rolex e Samsung. A partir disso, a WarnerMedia criou novos pacotes de entrega.
Todos os pontos de contato com a audiência terão oportunidades de formatos para os anunciantes. Entre eles estão a transmissão ao vivo, na íntegra, com Aline Diniz e Michel Arouca comentando os destaques nos breaks; o Esquenta TNT, apresentado por Tiago Abravanel e Carol Ribeiro, trazendo todos os destaques e indicados; uma playlist no YouTube com informações do Oscar; sessões no Clubhouse para fomentar as conversas com Aline, Carol, Arouca e Abravanel.
Todos esses projetos também poderão ser vistos no hot site exclusivo sobre a premiação, dedicado aos parceiros da WarnerMedia. Lá também haverá pílulas de conteúdo dos quatro apresentadores, um “quiz cardápio” do Oscar em que o público identifica o que gostaria de comer assistindo à premiação e um recap das audiências das edições anteriores.
Marcelo Pacheco, vice-presidente de Ad Sales e Inovação da WarnerMedia Brasil, celebra a trajetória do Oscar no canal TNT. “Estamos felizes com o resultado do nosso pacote da premiação. Mostra que nosso trabalho interno, aliado a nossos parceiros, com o intuito de encontrar as melhores soluções para nossos clientes, tem sido reconhecido pelo mercado.”
Para ele, além da diversidade de soluções oferecidas in house, há a complementaridade de serviços de amplificação de alcance digital via Squid e Xandr, parceiros da WarnerMedia.
Outra cobertura aguardada pelos fãs da sétima arte é a feita pelo Omelete. Este ano, a plataforma especializada em cultura pop e público geek fechou parceria com a Sadia, com o Banco Next e com a Pizza Hut. O evento vai ao ar no canal do site no YouTube e começa com um pré-show às 19h, que contará com convidados-surpresa.
Marcelo Forlani, sócio-fundador do Omelete, afirma que esta cobertura já se tornou tradicional na internet. “Desde 2014 fazemos a live na Omeleteve e a cada edição vamos crescendo e trazemos grandes novidades para a nossa audiência. Decidimos transformar a live em um evento online para exaltar o cinema”, diz.
Já na Globo, a maior premiação do cinema mundial terá duas transmissões ao vivo. A primeira, exclusiva do Globoplay e aberta também para não assinantes, começa às 20h, e terá comando de Marcelo Adnet, ao lado dos humoristas Luciana Paes e Paulo Vieira.
Dessa vez, Adnet homenageia José Wilker, ator que morreu em 2014. A transmissão exclusiva e na íntegra do Globoplay também terá a participação de Eduardo Sterblitch e Lucio Mauro Filho durante o tapete vermelho e a cerimônia de entrega dos prêmios
Além disso, a plataforma vai disponibilizar o sinal que vai ao ar no G1, a partir das 19h30, e na TV Globo, após o Big Brother Brasil 21. Essa será apresentada por Maria Beltrão com os comentários de Artur Xexéo e Dira Paes. A emissora também vai exibir os melhores momentos da festa logo após a entrega do último prêmio.
ADAPTAÇÃO E DIVERSIDADE
Este ano, 57 filmes disputam prêmios em 23 categorias. Em indicações, pela primeira vez há mais de uma mulher disputando a categoria de Melhor Direção: Chloé Zhao, vencedora do Globo de Ouro, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança.
Já entre os 20 atores e atrizes indicados, nove não são brancos — outro recorde. Entre eles estão Viola Davis (Melhor Atriz) e Chadwick Boseman (Melhor Ator), ambos por A Voz Suprema do Blues.
Mais uma vez o streaming mostra pé firme nos indicados. Apesar de 2020 ter sido um ano de cinemas fechados, a Netflix já abre espaço há alguns anos. Agora, entre os estúdios, ela lidera com 35 indicações, 11 a mais que em 2020.