“A CNN rapidamente deu foco à pandemia”, diz VP do canal
A CNN Brasil acaba de completar um mês no ar e, apesar de alguns terem considerado que a estreia poderia ser prejudicada em razão do impacto da pandemia da Covid-19, a emissora demonstra por meio de números que isso não ocorreu. Pelo contrário. O vice-presidente comercial, Marcus Vinicius Chisco, conta que 48 horas após a estreia, com a chegada de forma mais crônica do novo coronavírus ao país, o board da empresa repensou a estratégia do editorial e deu foco à pandemia, com uma ampla e irrestrita cobertura sobre o tema. “A CNN Brasil foi rapidamente reconhecida pelo público por sua excelência e profundidade na prestação dos serviços e assim passou a ser uma das principais fontes de informação com credibilidade”. Dados da Kantar Ibope Media já colocam o canal na vice-liderança da TV paga em São Paulo, atrás da GloboNews. “Foram mais de 500 horas ao vivo”, comemora Chisco. Confira a sua entrevista.
30 dias
O saldo desse primeiro mês de operações da CNN é muito positivo. Foram mais de 500 horas ao vivo e um trabalho com ampla cobertura dos assuntos mais importantes para a sociedade, tendo como epicentro a pandemia da Covid-19.
Editorial
A qualidade do conteúdo editorial que oferecemos está retratado nos resultados obtidos nesses primeiros 30 dias: quando falamos do perfil do nosso público, temos 78% das classes AB; 21%, da C e apenas 1% pertencentes à DE. No quesito afinidade, o novo padrão apresentado pela CNN demonstra a força com a qual chegamos no país: somos líderes absolutos no cluster AA, AB, 25+. Existe um destaque importante que envolve a praça de São Paulo, na qual os dados consolidados fornecidos pela Kantar Ibope demonstram a vice-liderança conquistada entre todos os canais da pay TV do país. Nessa praça, que é a mais importante para a maioria absoluta dos anunciantes, durante esse primeiro mês, já atingimos a histórica marca de mais de 100 horas na liderança de audiência das 7h às 24h: foram incríveis 5.965 minutos, dos quais 3.186 de forma isolada e 2.779 minutos ao lado do nosso concorrente direto, GloboNews, que já tem 25 anos de história no mercado.
Desafio
O desafio nesse momento é desenvolver novas estratégias para a atuação junto ao mercado diante desse cenário ligado à Covid-19. Nossa cobertura maciça em torno do tema gerou resultados muito expressivos: a estratégia de criar um canal multiplataforma, ampliando a nossa cobertura além da pay TV, gerou ótimos resultados: tivemos mais de 32 milhões de pageviews no cnnbrasil.com.br, com 2,5 milhões de usuários acompanhando nossa programação ao vivo pelo nosso streaming nesse primeiro mês. Mais e mais brasileiros nos acessam pelos diferentes canais. A força da marca CNN traz a segurança e a assertividade necessárias em tempos de fake news, além da pluralidade da opinião de nossos apresentadores e comentaristas, que têm visões distintas sobre temas sensíveis e relevantes para nossa população.
Mercado publicitário
O momento é de grande preocupação com a economia do Brasil e isso tem impacto direto no mercado publicitário. Tivemos pleno êxito na comercialização de nossas cotas fundadoras e, 24 horas após nossa estreia, houve o início do impacto da Covid-19, que nos obrigou a repensar as estratégias de curto prazo. Hoje temos dois grandes grupos de anunciantes: aqueles que têm negócios que permitiram uma rápida reestruturação para continuar operando e oferecendo serviços e produtos aos seus consumidores; e o segundo grupo, formado por aqueles que criaram peças publicitárias com suas agências para se posicionarem quanto à pandemia. Fato também é que uma parcela relevante dos anunciantes decidiu pausar as suas campanhas nos diferentes meios nesse momento, a fim de criar novas estratégias para seus negócios neste ano, o que poderá gerar mudanças bruscas no segundo semestre.
Cotas comercializadas
O mercado publicitário acreditou no projeto da CNN Brasil e isso pode ser visto pela comercialização de todas as cotas de patrocínio com sucesso. Quarenta e oito horas depois daquela data tão importante, 15 de março, quando celebrei duplamente por comemorar no mesmo dia mais um ano de vida, tivemos o choque da chegada de forma mais crônica do novo coronavírus ao nosso país. De lá para cá, estamos buscando nos alinhar com as agências e clientes que já estavam conosco e conquistando, dia após dia, novos players ao atendê-los de forma diferenciada, com maior flexibilidade e agilidade, desde uma troca simples de material na nossa Opec até abrir espaço no break no mesmo dia para comunicados importantes e urgentes de nossos parceiros comerciais. Acredito que sairemos fortalecidos dessa crise e ainda com o reconhecimento por parte do mercado de que ele tem aqui um parceiro para todos os momentos.
Marcas parceiras
Temos negócios com os mais diversos anunciantes, de diferentes setores, mas o destaque vai para aqueles que estiveram conosco, acreditando no projeto da CNN Brasil antes de ele existir: o Banco Santander e a Cielo assinaram conosco projetos de três e dois anos, respectivamente, além de VW, que foi a primeira montadora a fechar e estará conosco por um ano. Logo na estreia, contamos com anunciantes de enorme prestígio, passando por Nestlé, Heineken e Nespresso, no setor de alimentos; a operadora Claro; a IBM e a 99, no setor de tecnologia; o Magazine Luiza, pelo varejo; e a Vale, na mineração; entre outros.
Fenômeno
A chegada da CNN ao nosso país, associada ao advento da Covid-19, gerou um fenômeno que ninguém poderia prever: ter quase 100% da população brasileira em isolamento dentro de casa. Se a marca traz consigo o prestígio de 40 anos de história pelo mundo, desembarcamos aqui com uma empresa forjada por excelentes profissionais, jornalistas de renome em nossas telas e qualidade editorial irrepreensível. O board da empresa rapidamente repensou a estratégia do editorial e deu foco à pandemia, com uma ampla e irrestrita cobertura sobre o tema. Dessa forma, a CNN Brasil foi rapidamente reconhecida pelo público por sua excelência e profundidade na prestação dos serviços e assim passou a ser uma das principais fontes de informação com credibilidade, tendo o objetivo contínuo na busca da excelência.
Crise
Como eterno otimista, acredito que sairemos fortalecidos dessa crise. Bom exemplo disso é uma decisão importante que tomamos, em uma das reuniões que ocorrem diariamente – de forma virtual.Em um momento tão atípico como esse, entendemos que seria útil, além de oferecer todos os ângulos da informação precisa, também dar visibilidade para aquelas empresas que estão fazendo o bem, ao trabalhar em favor daquela parcela da população menos favorecida ou em prol dos profissionais que estão na batalha contra a pandemia. Muitos empresários, CEOs, presidentes e líderes de grandes empresas já foram entrevistados em nossos programas, lives ou podcasts e, mesmo após o fim da pandemia, pretendemos continuar apresentando soluções que beneficiem a sociedade. Aqui em nossas telas, aprendemos que é importante dar voz às empresas quando elas acertarem e não somente quando houver o erro. Além disso, elas terão aqui o espaço garantido para construir e reforçar suas marcas quando tudo isso passar por conta do projeto sólido e longevo que continuaremos a construir em nosso país.
Futuro
Acredito que o mundo como conhecíamos não voltará a ser como era, e isso vale também para a indústria da comunicação. Por isso tenho certeza de que, aqui, nós celebraremos grandes conquistas no futuro muito próximo. A CNN Brasil nasceu na era digital, multiplataforma e conectada com o planeta, apoiada pela ampla rede que só a maior do mundo em jornalismo poderia oferecer. O nosso modelo de negócio é singular e único aqui. Não bastasse contar com uma marca de tamanho prestígio e credibilidade inquestionável, nós estreamos num momento em que a população brasileira anseia por informações consistentes e corretas e é exatamente isso que nos propomos a oferecer. Faremos história e colaboraremos para contar aquela dos anunciantes mais exigentes que atuam em nosso país. É uma honra fazer parte desse momento e poder colaborar na construção de um projeto tão relevante como esse; sei que, ao olhar para trás, terei certeza que a jornada foi árdua, mas muito gratificante.