A colcha de retalhos de softwares nas empresas é um desafio grande
Em meio à aceleração digital de processos nas empresas, o grande ponto agora é ter softwares, plataformas que abarquem essa nova visão integrada de atendimento aos consumidores. E ofertas é o que não faltam. Para Carlos Tesore, sócio-fundador da Hook Digital, representante no Brasil da HubSpot, uma das líderes no mundo em CRM, a chave do sucesso é a migração para plataformas all-in-one, ou seja, únicas.
“Diria que de cada dez empresas, oito têm problemas com tecnologia, porque utilizam diversos softwares que não se falam, não se conectam. O grande desafio é migrar de softwares departamentalizados para softwares all-in-one, plataformas únicas, como a da HubSpot”, destaca ele.
A Hook Digital acaba de conquistar o Selo Elite da HubSpot, que tem mais de seis mil agências parceiras no mundo, sendo que apenas 32 possuem essa certificação. O selo premia as agências que implementam projetos com CRM. “Depois da pandemia muitos projetos com CRM destravaram. Sob o conceito da Hub Spot, CRM é centralizar uma visão única do cliente e poder, em qualquer ponto de contato, seja no website ou numa mensagem pelo WhatsApp, entender quem é aquele cliente e personalizar”.
Tesore ressalta que as empresas estão avançando nessa direção de entender que o cliente é o core do negócio e as operações que hoje trabalham de maneira não integrada, com dados que não conversam entre sim e áreas que não se conectam, querem resolver esse problema.
Na HubSpot, a aposta é na estratégia flywheel, ou seja, com o marketing gerando demandas, vendas gerando engajamento, e a área de pós-venda gerando fidelização e retenção de clientes. “É uma visão 360º. Eu trago cliente, educo, converto ele e depois continuo me relacionando para fidelizar. E os clientes felizes acabam recomendando novos clientes”, diz Tesore.
Ele afirma que o conceito de inbound marketing evoluiu para essa visão 360º. “O conteúdo precisa impactar toda a jornada dos consumidores, seja antes, durante e depois da compra. Por isso a HubSpot evoluiu muito com a sua plataforma e criou diversos hubs. O entendimento é de consolidar não só o conteúdo, mas todos os canais que os clientes interagem com uma marca”, finaliza o sócio-fundador da Hook Digital.