“A discussão de gênero invadiu todas as áreas, inclusive o mercado de trabalho”

Divulgação

Maria Lucia antonio é gerente de comunicação e marketing da Fiat Chrysler

Qual a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?

É poder ser você mesma e conquistar o protagonismo para própria vida. Sou a mais velha de cinco irmãs, meu pai é árabe e todas fomos criadas para servir. Minha mãe trouxe para nós a força do empoderamento.

E no mercado de trabalho?

Nunca houve tantas oportunidades, a discussão de gênero invadiu todas as áreas, inclusive o mercado de trabalho.

Quais os pontos fortes de ser mulher?

Talvez as mulheres tenham aprendido a perceber mais o todo, com atenção especial aos detalhes, mas sempre penso que há uma construção social dessas características.

E os pontos fracos?

Não acredito que exista um ponto fraco, mas, sim, uma necessidade maior em se provar, afinal há anos ouvimos que determinadas coisas não eram feitas para nós.

Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher? Qual?

A maternidade, o divórcio, o namorado, agora a velhice dos pais. Isso impactou e impacta minha vida profissional de maneira significativa, talvez mais que aos homens quando expostos a essas circunstâncias. Há muita pressão, que somada a postos de liderança, produz uma expectativa de comportamento mais agressivo.

Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?

Escutar, prestar atenção e estar atentos a seus pares e colaboradores para manter uma equipe equilibrada em gênero e raça. Um gestor precisa ter o compromisso de trazer para seu time profissionais de diferentes vivências e se preocupar com a diversidade.