"A EDP é uma empresa global, focada no futuro"
Nuno Rebelo de Sousa, diretor de comunicação e gestão de stakeholders da EDP na América do Sul, destaca as principais estratégias da marca
A EDP tem buscado refletir o objetivo da empresa liderar a transição energética e o compromisso de ser 100% verde até 2030 em sua estratégia de comunicação. "Somos uma empresa global, focada no futuro, na sustentabilidade, na inovação e na responsabilidade social, e a nossa marca e a nossa comunicação refletem esses aspectos", diz Nuno Rebelo de Sousa, diretor de comunicação e gestão de stakeholders da EDP na América do Sul.
Em 2022, a EDP passou por um processo de rebranding, adotando uma nova logomarca e identidade em todos os 30 mercados onde atua. Segundo Sousa, "o nosso logotipo e a identidade gráfica atuais são inspirados na circularidade da natureza, do planeta e das várias fontes de energia renovável – o sol, o vento e a água". As cores escolhidas para representar a marca – verde, azul e roxo – simbolizam sustentabilidade, energias limpas, tecnologia e pessoas.
A assinatura da nova identidade 'We choose Earth' ('Nós escolhemos a Terra') busca refletir o compromisso da empresa com a transição energética e engajar a sociedade na importância desse processo. A empresa lançou em setembro uma campanha institucional global com foco na energia solar. "Com o mote 'Acredite no sol', são representados os vários mercados onde a EDP investe em energia solar, demonstrando a globalidade da transição energética", explica Sousa.
Patrocínios e estratégia sustentável
A EDP tem se destacado por iniciativas de patrocínio no esporte, inovação e cultura, com foco em gerar impacto positivo nas regiões em que atua. O surfe é uma das modalidades escolhidas pela empresa por unir qualidade de vida e sustentabilidade.
O patrocínio ao surfe, além de estar alinhado ao posicionamento da companhia, também visa a impulsionar o desenvolvimento de talentos no esporte e conta com três pilares: formação promovendo o desenvolvimento de jovens atletas, competição e apoio a campeonatos de visibilidade e relevância, e impacto social promovendo iniciativas de desenvolvimento das comunidades locais que participam ativamente das ações realizadas. "Aqui no Brasil, há dois anos patrocinamos o Hang Loose Surf Attack, em São Paulo, o mais tradicional circuito de categorias de base do país, e este ano patrocinamos o Circuito Brasileiro de Surf - Dream Tour, em Vila Velha, no Espírito Santo", diz Nuno.
Outro destaque é o patrocínio ao Web Summit Rio. "Como uma empresa global, conhecemos os desafios do setor elétrico e queremos contribuir para impulsionar, ainda mais, soluções inovadoras que acelerem a transição energética justa, além de investir em iniciativas relacionadas, principalmente, à digitalização, redes inteligentes e geração renovável", explica o executivo.
A companhia também patrocinou nos últimos anos a restauração de diversos monumentos históricos por meio do programa 'Resgatando a História', liderado pelo BNDES, com foco na restauração e revitalização de patrimônios históricos nacionais escolhidos em uma seleção pública. Com essa iniciativa, a EDP patrocinou a restauração do Complexo Jesuítico de Reis Magos e do Theatro Carlos Gomes, ambos no Espírito Santo, e da Estação Ferroviária de Taubaté, em São Paulo.
Além disso, a EDP foi a principal patrocinadora da restauração do Museu do Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com um investimento de R$ 12 milhões. A empresa também patrocinou a obra no Museu da Língua Portuguesa, que foi totalmente restaurado após um incêndio de grandes proporções atingir seu prédio, em 2015, com investimentos de R$ 20 milhões, quase 25% do custo total.
Olhar para o futuro
Com a abertura gradual do mercado livre de energia no Brasil e a expansão das fontes renováveis, a EDP tem buscado destacar a comunicação dos produtos e soluções em energia solar, como o serviço de assinatura Solar Digital, que permite a contratação de energia fotovoltaica sem necessidade de investimento em placas solares. "Temos investido na geração solar distribuída, segmento em que esperamos atingir 530 MWp de capacidade instalada, com investimentos de R$ 2,3 bilhões até 2026, e em novos produtos que tornem a energia solar mais acessível a um público mais amplo", afirma Sousa.
A companhia também tem o objetivo de continuar a desenvolver campanhas e iniciativas que aumentem o reconhecimento da marca e estejam alinhadas às estratégias de negócio da empresa. "Priorizamos projetos e iniciativas que tenham relação com a transição energética e com as fontes renováveis de energia, e que contribuam com a sustentabilidade para o futuro do planeta, além de iniciativas com impacto social dentro das nossas áreas de atuação. Projetos que gerem valor para o Brasil e para a sociedade como um todo", finaliza Nuno.