A evolução de Felipe Neto como garoto-propaganda

Há 10 anos, Felipe Neto viralizava com críticas à Saga Crepúsculo, Justin Bieber e Bandas Coloridas. Uma década depois, o youtuber e empresário virou referência para muitos.

No Twitter, Neto compra brigas constantes com apoiadores do governo Bolsonaro e não se intimida com ameaças. A influência do profissional de 32 anos vem atingindo novos ares. Na última segunda-feira (18), ele foi entrevistado no Roda Viva, da TV Cultura.

Sua carreira, claramente, passou por transformações não só de ideias, posturas e ideologias. Sua relação com as marcas também amadureceu.

Em seus primeiros trabalhos, as empresas tiravam proveito de suas polêmicas. Em 2011, por exemplo, a Wise Up utilizou um embate entre Neto e o cantor Fiuk e colocou a dupla para estrelar uma campanha.

Em 2014, o colégio e faculdade Cotemig utilizou a espontaneidade de Neto e colocou o youtuber para conversar com os alunos da instituição.

Também em 2014, Neto começou a aflorar seu lado engajado nas campanhas e fez uma parceria com a DM9Rio e sua produtora Paramaker – vendida posteriormente – para doar seus views para uma causa nobre.

Impossível não falar de sua trajetória com marcas sem citar as próprias empreitadas de Felipe Neto, como as coxinhas Neto’s – descontinuada após o youtuber anunciar seu vegetarianismo – e a parceria com o Salon Line para a linha de tintas para o cabelo.

Aliás, o youtuber já comprou brigas com anunciantes e chegou a perder um contrato de quase R$ 500 mil ao defender o vegetarianismo, conforme explicou no próprio Roda Viva.

Apesar de não ter revelado qual marca cortou o contrato, Neto fez um post para a Subway alguns meses antes do anúncio da quebra. Aliás, o Instagram é outro ponto de encontro entre o youtuber e as marcas.

Talvez, o grande êxito recente de Neto na publicidade seja a live de Black Friday para marcas diversas, como Americanas.com, Adidas, Carrefour, Etna, Chevrolet e PicPay. Tudo foi feito ao lado de outros influencers e durou cinco horas, algo relevante em tempos pré-Covid-19, quando as lives não eram tão populares.

De maneira emblemática quando o tema é evolução, recentemente, o youtuber promoveu a série Sex Education e ironizou suas próprias falas do passado no vídeo.