“A execução das próprias escolhas é uma das maiores conquistas”
Mariana Youssef é sócia da Barry Company
Qual a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?
As mulheres estão no rumo de atingir sua plenitude. A execução das próprias escolhas é uma das maiores conquistas. Não que a gente viva em uma sociedade 100% acolhedora a qualquer escolha.
E no mercado de trabalho?
No geral, existe um espaço que foi aberto para a mulher. No meu mercado, eu tive de fazer uma série de escolhas para me destacar. Não posso fazer só comercial de absorvente porque daí fico “nichada”. Iniciativas como Free the Bid, que obrigam a ter mulheres no time, são medidas extremas, mas servem para balizar.
Quais os pontos fortes de ser mulher?
No mercado, nenhum, mas o mundo é oportunista. Agora a mulher está na moda. Eu não vejo nem vantagem nem desvantagem. Sempre operei no talento. Sem gêneros. Eu construí um repertório mantendo firme uma posição, mas a maioria das mulheres do mercado se nichou. É a história do ovo ou da galinha.
E os pontos fracos?
Alguns preconceitos. Uma marca de absorvente talvez ache melhor dar um filme para uma mulher e a marca de carro ou de cerveja goste mais de homem. Como o dinheiro está em carro e cerveja, os melhores filmes estão aí.
Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher? Qual?
Apenas coisas veladas, que também podem ser nossos fantasmas. Nunca saberemos. Mas enfrento clientes que não olham no olho etc.
Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?
Olhar para um trabalho, não para um gênero. Apagar o nome no currículo para analisá-lo e escolher pelo repertório.