"Nós não falamos só de competição, falamos de um lifestyle, de uma cultura"
João Victor Martins, coordenador geral do STU, conta detalhes sobre a plataforma que celebra a cultura urbana e o skate
O Skate Total Urbe (STU) Super Finals acontecerá no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, entre os dias 23 e 24 de novembro. O evento busca enaltecer a história e estilo de vida do skate, que já foi proibido na cidade de São Paulo na década de 1980. "A gente não fala só de competição, falamos de um lifestyle, de uma cultura que abrange muito mais do que isso. A música, a arte, a moda, tudo isso faz parte do que a gente faz", diz João Victor Martins, coordenador geral do STU. As pistas serão mantidas pela organização do evento como um presente a São Paulo, que contarão com pinturas de Flip. Na celebração também acontecerá o festival URB Music Tour, com atrações como Febre90S e Ajuliacosta.
O STU Super Finals São Paulo é apresentado pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Prefeitura de São Paulo, da Monster Energy e da Heineken 0.0, a cerveja oficial do evento. Com homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e viabilização do Governo de São Paulo e da Lei de Incentivo ao Esporte, tem como parceiros Kenner, New Era, Instituto Heineken, TYR, Eletromidia e Altermark, além da Docile como parceira oficial. Também tem o apoio da Associação Brasileira Mulheres Skateboarding (ABMS), da Associação Brasileira Paraskate (ABPSK) e da Drop Dead.
"As marcas são muito importantes para o desenvolvimento da modalidade. Sempre tentamos ao máximo buscar pontos de contato da essência da marca que conecta com a nossa realidade da comunidade do skate. Sempre trocamos com as marcas formas de gerar conexões verdadeiras. O skate traz muito os valores de união e nem sempre é fácil trabalhar com um esporte que não seja o futebol. Mas com as marcas que acreditam nesse desenvolvimento, conseguimos juntos desenvolver a modalidade", destaca Martins.
Em 2024, a plataforma STU passou, em 15 dias de competição, por cidades como Florianópolis, Criciúma, Porto Alegre, Porto Seguro e Rio de Janeiro, reunindo mais de 100 mil espectadores presenciais. O evento teve mais de 100 horas de transmissão e superou a marca de 100 milhões de espectadores, com mais de 10 milhões de contas alcançadas, superando a marca de 17 milhões de impressões no Instagram e quase dois milhões de visualizações no TikTok.
"Temos uma segmentação diferente para cada canal. Contamos com um público muito engajado e uma comunidade que se retroalimenta e acompanha muito o skate. O próprio público se transforma num multiplicador da mensagem. E conseguimos trabalhar junto com coletivos, artistas e todo mundo que participa desse universo", afirma Martins.
Além disso, os eventos também têm um impacto social e já arrecadaram mais de oito toneladas de alimentos para instituições de combate à fome, além de atender 33 projetos sociais que beneficiam mais de 800 crianças que participaram do STU Day.
"Estamos crescendo com nossas ações e projetos sociais. Sempre fazemos uma arrecadação de alimentos e agora estamos realizando o cálculo de carbono do evento e, aos poucos, vamos fazendo a compensação desse carbono. Sempre entramos em contato com as prefeituras e parceiros locais para entendermos o que podemos fazer do ponto de vista ecológico e social. São novos projetos e ideias que estão se tornando cada vez mais um pilar essencial dentro da plataforma", explica Martins.
O STU Super Finals marca a quinta parada do circuito, e apenas os 12 melhores skatistas das modalidades Street e Park, tanto no feminino quanto no masculino, avançarão para a final, onde disputarão o título da temporada 2024. As semifinais e finais serão transmitidas ao vivo pelo Sportv e pelo canal do Tiktok da STU. A final Park masculina também será transmitida pela TV Globo.