'A GM está na vanguarda da mobilidade sustentável’, afirma Guilherme Arruda
CMO da GM América do Sul falou ainda sobre inovação, ações comemorativas do centenário da marca, IA, entre outros
A Chevrolet celebra seu centenário no Brasil com foco nos próximos 100 anos. Guilherme Arruda, CMO da GM América do Sul, afirma que a marca está investindo em inovação e infraestrutura, que facilitem a transição para uma mobilidade sustentável.
“A Chevrolet tem um legado de tradição e confiança, e, com esse histórico, nossa visão está focada em construir um futuro ainda mais conectado, sustentável e digital, com tecnologias inovadoras que vão transformar a experiência dos nossos consumidores nos próximos 100 anos”.
Na entrevista a seguir, o executivo falou também sobre o papel da inteligência artificial no processo criativo, inovação, além das ações comemorativas da montadora no país.
Cem anos da GM no Brasil. E agora?
Chegar aos 100 anos é um marco de grande importância para a GM, refletindo nossa forte conexão com o Brasil e nosso compromisso com a inovação. A Chevrolet tem um legado de tradição e confiança e, com esse histórico, nossa visão está focada em construir um futuro ainda mais conectado, sustentável e digital, com tecnologias inovadoras que vão transformar a experiência dos nossos consumidores nos próximos cem anos.
Quais as principais ações na celebração do centenário no Brasil?
A celebração do nosso centenário começou com um evento marcante, reunindo clientes, concessionários, parceiros, colaboradores, jornalistas e autoridades. No dia 26 de janeiro, lançamos uma campanha cinematográfica que, por meio de uma narrativa emocionante da atriz Fernanda Torres, revisita momentos icônicos da nossa trajetória no Brasil. Com um filme produzido pela Vetor Zero/Lobo e criado pela WMcCann, a campanha também está disponível em plataformas de streaming e TV aberta, ampliando seu alcance.
Além disso, a ação inclui uma estratégia robusta de DOOH (digital out of home), oferecendo uma experiência imersiva que conecta o passado, o presente e o futuro. A Chevrolet também patrocina a edição 25 do ‘BBB’, alcançando uma ampla audiência e reforçando nossa presença nas conversas culturais do Brasil. Com o lançamento de novos veículos, incluindo modelos com diferentes tecnologias, reafirmamos nosso compromisso com a inovação, além das edições comemorativas de 100 anos para os nossos modelos S10, Onix e Tracker, celebrando nossa história e visão para o futuro.
Quais os desafios de comunicação da GM para manter e ampliar sua fatia de mercado com tantas marcas chegando do mundo inteiro?
A concorrência é um fator que nos motiva a inovar e aprimorar constantemente nossa proposta de valor. Exemplos da história, como a rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost, nos mostram como uma competição saudável eleva os padrões e nos impulsiona a alcançar a excelência. A GM se organiza para enfrentar esses desafios com inovação contínua, qualidade superior e um compromisso com a sustentabilidade e a experiência do consumidor. Para a comunicação, isso se reflete em um conhecimento profundo do consumidor, o que nos permite desenvolver uma estratégia criativa que gere diferenciação para a marca e relevância para as pessoas, garantindo que nossa mensagem sempre esteja alinhada com as suas necessidades e expectativas.
A chegada da IA revolucionou o processo de criação. Como a GM está se adaptando a esse novo cenário? A criatividade ainda é essencial para construir uma conexão com o consumidor?
A inteligência artificial tem sido uma grande aliada para melhorar a eficiência e personalizar a experiência do cliente. No entanto, a criatividade continua sendo a essência que nos permite criar histórias emocionantes e conectar-se genuinamente com os consumidores. A IA aprimora nossos processos, mas é a criatividade que dá vida à nossa marca e cria vínculos duradouros. O processo criativo pode e deve ser potencializado pela IA. Desde a geração de insights em tempo real para construir os creative briefs, passando por ferramentas de pré-teste, até a mensuração de resultados para avaliar a eficiência criativa, a IA se torna uma aliada fundamental para maximizar o impacto das nossas campanhas e aprimorar a experiência do consumidor.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 10 de março de 2025