A importância das pequenas coisas

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Francisco A. Madia de Souza

Coisas, mesmo. Daí, e por isso, sua denominação. Multicoisas. Que com total merecimento acaba de se consagrar bicampeã no ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Uma história inspiradora de um empreendedor único, Lindolfo Martin. Filho de um comerciante com uma pequena loja na cidade de Maringá (PR). Foi lá que se forjou o campeão. E que se desentendeu com o pai e decidiu tocar a vida de forma independente. Tinha 26 anos, fez a mala, e foi empreender na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Com Elza, sua mulher, descendente de japoneses, e levando em consideração sua experiência anterior com utilidades para casa e artigos elétricos em geral, abriu uma primeira loja batizada de Multicasa. Segundo Lindolfo: “Eu tinha a visão do herói de quadrinhos, o Multi-Homem. Queria oferecer uma boa oferta de produtos, com orientação técnica, preços justos e pagamento à vista”. Era essa a receita original. Que deu certo e possibilitou a abertura de mais duas unidades do negócio.

Faltava, no entanto, velocidade. Se dependesse exclusivamente do capital próprio, corria o risco de ver fugir de seu horizonte ou mãos o negócio que intuiu e colocou em pé. Precisava de um atalho. Foi atrás, encontrou, e multiplicou: o franchise.

Segundo a matéria da PE&GN, nesse exato momento decidiu recorrer a uma consultoria especializada. Rebatizou-se para Multicoisas, criou um conselho de franqueados, referenciando-se na história do McDonald’s, na qual o gênio inspirador, e construtor, foi Ray Kroc, o primeiro dos franqueados dos irmãos da lanchonete, vendedor de mixers e que recomendou o atalho da franquia. Ótimas ideias não são privilégios exclusivos dos líderes; muitas vezes, na maioria das vezes, vêm dos liderados, desde que adequadamente estimulados, e de fornecedores também.

Na sequência, e também inspirado no McDonald’s, criou a Universidade Multicoisas, por onde passam, obrigatoriamente, todos os candidatos a franqueados: “É o nosso centro multiplicador de conhecimento”, diz Lindolfo. E, com o negócio em pé e prosperando, decidiu testar a consistência de sua obra.

O ano era 2005 e ele literalmente desapareceu da empresa: “Queria ver como a Multicoisas funcionaria sem a minha presença”. Infelizmente, não pôde levar a decisão às últimas consequências devido a uma enchente que inundou dois dos andares de seu centro de distribuição: “Perdemos duas carretas carregadas de produtos, mas aprendi que as pessoas são mais capazes do que acreditamos se dermos autonomia para que andem com as próprias pernas”. Segundo Lindolfo, por outro lado, ele aborreceu-se com seu ano “quase sabático”: “Aprendi que a vida sem responsabilidade não tem graça nenhuma”.

Suportado por tecnologia de qualidade, Lindolfo toma todas as suas decisões e define políticas lastreadas nos dados que saltam em sua tela, em tempo real, sobre o movimento de quatro lojas próprias e 181 franqueadas. Seu faturamento aproxima-se dos R$ 400 milhões, e cresceu 17,9% em 2014.

A primeira sensação ao se entrar numa loja Multicoisas é “como será que para em pé uma empresa que vende centenas de pequenas coisas e que fazem parte do estoque básico das famílias e das casas?” Para! Desde que tenha um empreendedor com a capacidade, inteligência, energia, vontade e determinação de Lindolfo Martin.

*Consultor de marketing, sócio e presidente da MadiaMundoMarketing