A missão de Samanta Germano e Leo Burnett para o futuro da publicidade
A publicitária destaca suas ambições para o futuro da indústria e comenta alguns ensinamentos deixados por Leo Burnett
“Vamos direcionar a nossa publicidade para vender os nossos produtos, mas vamos reconhecer também que a publicidade tem uma ampla responsabilidade social”
Este foi um dos princípios que Leo Burnett, carinhosamente chamado de Seu Leo, deixou para futuras gerações da equipe de sua agência. Samanta Germano, diretora de negócios da Leo Burnett Tailor Made, acredita que a publicidade é sobre isso: responsabilidade social.
Como mulher, negra e publicitária, a profissional declara que entrou no mercado com a vontade de fazer trabalhos relacionados à equidade racial, movimentos sociais e representação da comunidade negra e da mulher.
Apesar de muitos obstáculos na indústria e em já ter pensado em desistir de mudar o mundo através da publicidade, Samanta encontrou na Leo Burnett uma oportunidade de fazer as sonhadas movimentações no mercado.
“Eu enxergo a vida como ela é. A publicidade é um bussiness totalmente branco, o próprio Leo era um homem branco, mas eu ainda acredito que ele era visionário, sensível e poético”, declara a publicitária.
Foi com o legado deixado por Seu Leo, que Samanta encontrou oportunidades dentro da agência e, para além disso, pessoas que sempre acreditaram em seu trabalho. “Eu já pensei em desistir muitas vezes, mas eu não queria sair da Leo, eu tenho uma relação de muito carinho com ela, eu sou uma star witcher”, conta a profissional.
Para ela, o Seu Leo tem tudo a ver com a criatividade, com a responsabilidade social e com a diversidade. Por isso, Samanta afirma que a atual Leo Burnett caminha bastante com o que ele acreditava para a publicidade.
“A diversidade e o que o Seu Leo queria que fosse a publicidade, só faz sentido se formos diversos”
Samanta compartilha também o seu sonho em mudar a publicidade, contando que a publicidade já mudou um pouco de cara. “Mas eu sou ambiciosa, meu sonho é mudar a cara da publicidade. E quando eu falo em mudar a cara da publicidade, estou falando de toda a cadeia dela, ou seja, estou falando dos fornecedores, diretores, produtores, donos de agências e todo o backstage da produção da publicidade.”
Como motivação para correr atrás de seu sonho, que também é o sonho de muitos profissionais da Leo Burnett, Samanta encontra forças na cultura da agência, que “é sobre ter relação de família”.
“A minha motivação vem de toda a estrutura da agência, que é a cara e a casa do Seu Leo. Acho que o nome está bem representado com a nossa equipe”, conta a publicitária.
Além disso, ela apresenta como um objetivo e oportunidade para o futuro da Leo Burnett ampliar a mente e aprendizado dos futuros profissionais, para que eles possam ocupar cargos de liderança mais rápido e com mais conhecimento. “Como mulher negra, para mim era impossível ser chefe. O que você não enxerga, você não deseja. Mas hoje eu espero mostrar para a população brasileira, que é mais da metade preta e parda, que é possível chegar aqui”, completa.
Samanta enfatiza que enfrentou desafios em todos os lugares onde trabalhou, independentemente de ser na área de publicidade ou não. No entanto, ao seguir alguns dos princípios de Seu Leo - como o de valorizar as pessoas -, ela acredita que os profissionais da publicidade podem continuar a contribuir para um futuro mais igualitário e diverso na indústria.