A moda é comprar por apps

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Fernando Tassinari

As vendas no e-commerce brasileiro neste último trimestre comprovaram uma tendência que veio se consolidando ao longo de 2015: o fortalecimento do mobile commerce. No dia da Black Friday, a Criteo apurou que 18% das compras on-line foram realizadas a partir de um dispositivo móvel. Os smartphones com sistema operacional Android lideraram as compras (10%), seguidos pelo iPhone (3%) e o iPad (2%), da Apple, os tablets Android (1%) e os apps para Android (1%) e iOs (1%). 

Apesar de muitos varejistas ainda não terem investido em sites responsivos ou aplicativos para reforçar o faturamento nos canais digitais, alguns setores já despertaram para o avanço do mobile e vêm conquistando uma nova legião de consumidores na Web. 

As lojas virtuais de moda estão entre as que mais recebem acessos de smartphones e tablets. No mercado americano, as vendas de roupas e acessórios nestes gadgets já respondem por cerca de 40%. Globalmente, as vendas mobile da categoria fashion crescem mais de 18% ao ano. 

A mesma tendência se observa em outros setores, como no de turismo, impulsionado por consumidores que estão sempre conectados e preferem acessar aplicativos em seus dispositivos móveis quando estão em viagem para pesquisar preços de passagens aéreas e diárias de hotéis.   

O último estudo sobre Mobile Commerce da Criteo apontou que os aplicativos já são responsáveis, pelo menos, por 50% de todas as vendas mobile. Mais ainda: os aplicativos dobraram as conversões de visitas em vendas comparados com o desktop e alcançaram tickets médios mais altos por transação do que os mobile browsers e desktops. 

Os aplicativos são os preferidos pelos e-consumidores de moda, viagens e ouros setores e continuarão a ganhar cada vez mais popularidade. Portanto, lojista, se ainda não ‘mobilizou’ seu negócio é bom se mexer, já que em 2016 a expectativa é de que os smartphones continuem ampliando a base de novos clientes no varejo on-line. 

Quer números? No terceiro trimestre deste ano, segundo o Nielsen Ibope, o Brasil já registrou a marca de 76 milhões de smartphones, um crescimento de 48% comparado ao mesmo período de 2014 e uma penetração em 61% da população. 

Então não perca mais tempo e anote três dicas para garantir uma alta performance no mobile commerce: 

Otimize a experiência dos usuários. O design do aplicativo deve ser visualmente atraente e intuitivo. Apresentar os produtos a partir de critérios como localização, histórico de compras e até mesmo itens abandonados no carrinho de compras aumenta o engajamento com o consumidor e incrementa as vendas. Como os clientes compram cada vez mais pelo mobile, os aplicativos desempenham um papel crucial na jornada de compra do consumidor. Agora, se a experiência não faz com que o usuário queira retornar à loja virtual, está na hora de rever o app. 

Ofereça recurso de compra com um clique. Usuários não têm tempo ou vontade de navegar por várias telas para fazer uma compra. Reduzir o processo através da implementação do recurso de compra com um clique também incentiva as compras por impulso. Além de ampliar as vendas e facilitar aos consumidores adicionar produtos a uma lista de desejos, este recurso estimula o retorno à loja para novas compras. 

Invista em múltiplos sistemas operacionais. Não é suficiente atender apenas uma parte dos clientes nos canais móveis. No Brasil, conforme apontado pelo levantamento realizado pela Criteo na Black Friday, o Android é utilizado por 12% dos consumidores contra 6% dos adeptos do iOS. Por isso, se quer mesmo levar a sério sua estratégia mobile garanta que seu aplicativo possa ser baixado e funcione corretamente em vários sistemas operacionais para ampliar seu universo de consumidores mobile.

Fernando Tassinari é  diretor-geral da Criteo no Brasil