A multiplicação do vinho
Sobre a multiplicação dos pães e dos peixes, já ouvimos falar. Lembra: “Senhor, este lugar é deserto e a hora já é passada; assim despeça-se dessa multidão para que, indo às aldeias, comprem alguma coisa para comer”. Jesus, responde: “Não precisam ir, dai-lhes vós de comer”. E os discípulos: “Não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes…”. E o resto da história todos vocês conhecem. Já com o vinho, oferecido por Melquisedeque ao Senhor, refere-se ao milagre da Transubstanciação. É a certeza da presença do Redentor junto a nós “todos os dias até a consumação dos séculos”.
Bebamos, pois, irmãos. Se a religião e os médicos recomendam, deve fazer bem! E assim, finalmente, o milagre do vinho acontece no Brasil! Tentativas passadas de aumentar o consumo do vinho foram infrutíferas. Até que nasceu o digital, e floresceram os clubes. O primeiro, em termos de consistência e relevância, o Wine Club. 2008, base Vila Velha, logística e distribuição Palmas. Um ano depois, 14 mil clientes e 250 mil garrafas entregues. Hoje, oito anos depois, 3,5 milhões de garrafas em estoque, 170 mil entregas/mês, 207 pessoas no time e menos de 2% de taxa de reclamação. Não tem moleza. Um sócio/pedido implica em, no mínimo, nove operações/momentos diferentes:
1 – receber, conferir e estocar as remessas dos produtores; 2 – controle rigoroso sobre o estoque/inventário; 3 – planejamento das entregas e seleção das transportadoras; 4 – Organização da montagem dos pedidos; 5 – preparação dos pedidos para transporte e montagem das Winebox; 6 – faturamento; 7 – expedição; 8 – acompanhamento da entrega dos pedidos em tempo real; 9 – logística reversa por diferentes razões.
Depoimento de Enofre Alves, supervisor de logística: “Cheguei a trabalhar no Centro de Distribuição da Wine em Palmas (TO). Naquela época, lembro-me que o boss e CEO e seu sócios nos ajudaram, de madrugada, a descarregar carretas. Aprendi que o capitão não abandona o barco”. Hoje, conhecidos, mais de 50 clubes. Além do Wine, dentre outros, o Vinitude, que aposta em vinhos de produção artesanal e oferece degustação. O Smartbuy, que valoriza vinhos pontuados da Califórnia. O VINVM que só trabalha, promove e valoriza os vinhos produzidos no Brasil. O MVM – Melhor Vinho do Mundo –, que tenta corresponder à proposta contida em sua denominação. Winet Club, que além dos vinhos promove cursos, degustações e outras atividades, com preços especiais para os sócios.
E, também, o Evino, em parceria com o Grupo Abril, o Clube W, Sonoma, Dionisio Club, Wine Pro, Vinogourmet, Divino Mercato, Domusclub, Empório Mundo, Confraria Selo Reserva, Grand Cru, Chez France, Saca Rolha, Adegsa, De La Croix, Família Valduga… O consumo de vinho em nosso país, finalmente, não para de crescer. Faltava educação!
Isso mesmo! É o que mais falta em nosso país. Seremos uma democracia de verdade quando tivermos educação de verdade. Os Clubes de Vinho são as escolas que faltavam para, finalmente, o brasileiro aprender a gostar de vinho. Fornecem informação, orientação, regularmente, e produtos de qualidade a preços acessíveis. E assim será por todos os próximos anos.
Finalmente, os brasileiros, mais adiante, entre os maiores bebedores de vinho do mundo. E, se verdadeiramente faz bem, e faz – claro, bebido de forma comedida –, viveremos mais, o que torna a reforma da previdência ainda mais que necessária. Agora só falta abrir a garrafa e brindar. Escolha o que dizer ao brindar: “ich bring dir’s”, “santé”, “salut”, “salud”, “tin-tin”, “Chin-chin”, “kampai”, “prosit”, “zum wohl”, “prost”, “na zdorov”, “saúde”, “felicidade”, “amor, sempre!”.
Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing (famadia@madiamm.com.br)