A necessidade do marketing digital no Agro
O marketing digital está presente em todas as áreas do mercado Brasileiro, trazendo inovação, proximidade e agilidade quando o assunto é simplificar o trajeto entre cliente e o produto que se busca.
Diferente não seria no mundo Agro!
Há muito tempo, a lei da procura e da oferta sai em disparada quando o assunto é adquirir produto ou serviço.
Como sabemos, estamos sempre em busca do melhor custo-benefício, ou seja, melhor preço, melhor produto e que seja entregue o mais rápido possível. Entretanto, hoje temos um requisito que talvez seja o mais importante, esteja à vista do cliente.
Podemos dizer que, atualmente, grande parte da sociedade utiliza a internet para adquirir matérias-primas, produtos ou serviços. Portanto, quando se pensa em comprar algo ou contratar um profissional, a primeira coisa que procuramos fazer é pesquisar preços, marcas e comentários acerca do que se pretende negociar.
Assim, fornecedores que lidam com produtos e oferecem serviços voltados ao Agro devem estar atentos as ferramentas disponibilizadas com a inovação tecnológica, pois, utilizando-as de forma correta é possível alcançar maiores lucros, adquirir novas e manter as parcerias que já possuem.
Antes, um produto que precisava ser negociado presencialmente entre fornecedor e produtor rural, por exemplo, pode ser negociado diretamente pela internet poupando tempo, gastos com deslocamento e afins.
Da mesma forma, nos deparamos com inúmeros agrônomos se reinventando no mundo digital a fim de oferecer assessorias e consultorias aos produtores rurais.
Contudo, é necessário que o cliente possua confiança em quem fornece tal produto. É exatamente aí, que entra a necessidade de adequação da tecnologia.
O fornecedor, e aqui faço referência tanto às empresas agrícolas quanto ao profissional que prestará o serviço, deve ter conhecimento do produto que oferta, da sua procedência, da atividade que desempenha e de seus benefícios a longo e curto prazo.
A tecnologia deve ser uma ponte entre cliente e fornecedor e não um obstáculo. Aliás, com o marketing digital no agro ganha-se muito, seja voltado aos grandes ou pequenos produtores rurais.
Utilizando-se das ferramentas corretas e eficazes, hoje, até mesmo um pequeno ou grande produtor rural pode ganhar enorme destaque na seara digital, desde que saiba qual o seu público-alvo e produza conteúdos relevantes.
Uma das grandes ferramentas utilizadas hoje no mundo digital tem sido a plataforma “Instagram”, onde se cria um perfil pessoal ou profissional, alimenta diariamente o feed e os stories com conteúdo relevantes, publica-se “Reels” que alcançam inúmeras contas e, ao final, existe a concreta possibilidade de aquisição do produto ofertado. Mas não para por aí, além do Instagram temos tantas outras ferramentas tais como: Facebook, WhatsApp, Agtech, etc., que estão disponíveis para oportunizar a expansão no mercado.
Para tanto, é necessário capacitação, ou seja, a criação de um departamento voltado ao Marketing Digital nas empresas e/ou investimento pessoal em marketing, pois apesar do cliente esperar a facilidade que a internet proporciona, espera-se muito mais que a confiança seja mantida, que as dúvidas sejam esclarecidas e que o produto adquirido atenda às suas expectativas, principalmente financeiras.
O marketing digital, no momento que vivemos, marcado pela pandemia da COVID-19, tem sido a ferramenta para alavancar desde pequenos a grandes negócios, possibilitando o contato próximo entre cliente e fornecedor, mantendo-se os lucros e ainda garantindo a sua participação no mercado.
Precisamos ver as estratégias do marketing digital no agro como fortalecimento ao negócio, pois, pode tanto ajudar os produtores rurais na venda de seus produtos quanto ajudá-lo na aquisição de equipamentos frente às empresas que fornecem maquinários e insumos agrícolas bem como dar maior visibilidade à agrônomos e especialistas da área.
Certo é que já nos deparamos com inúmeros influenciadores digitais que são agrônomos ou trabalha em áreas afins, investindo no marketing digital a fim de alavancar parcerias e consultorias em trabalhos específicos que demandem um acompanhamento mais de perto.
Nesse sentido, são inúmeros os benefícios trazidos pela inovação tecnológica no Agro: maior e melhor interação com o público-alvo; confiança; fidelização com clientes; aumento de vendas e fortalecimento da marca.
Portanto, a construção de estratégias sólidas e o aproveitamento máximo da tecnologia a seu favor, podem gerar grandes retornos ao produtor rural, às indústrias agrícolas e profissionais que atuam nessa vasta gama de possibilidades que é o mundo agro.
Josivânia R. Cavalcante de Paula – DASA Advogados