“A NEOOH concluiu a aquisição dos ativos da 29Horas”
CEO da empresa de OOH, Leonardo Chebly fala sobre a compra, que inclui a revista de mesmo nome, núcleo de branded content e wi-fi em aeroportos
Com presença em 33 aeroportos do Brasil, a NEOOH amplia sua atuação na mídia aeroportuária com a aquisição dos ativos da 29Horas no Aeroporto de Congonhas, assumindo também a gestão da revista 29Horas e criando um núcleo de branded content. A empresa passa a operar os espaços publicitários de Congonhas, a comercializar mídia no Wi-Fi gratuito em mais de 40 aeroportos do Brasil, dentre eles Guarulhos, Congonhas e Brasília, bem como 33 aeroportos no exterior.
“Este ano ainda reserva mais novidades, incluindo o anúncio iminente da conquista de um ativo inédito na América Latina, evidenciando um ano de crescimento contínuo e inovação na NEOOH”, revela o CEO Leonardo Chebly. Posicionada entre as três maiores empresas de out-of-home do país, a NEOOH também explora a publicidade OOH em mais de 60 terminais rodoviários, além de parques urbanos em São Paulo, como o Parque do Ibirapuera e o Parque Villa-Lobos. Nesta entrevista, Chebly também fala sobre inovação, como campanhas 3D anamórficas, e planos de expansão.
Que balanço a NEOOH faz de 2023?
A NEOOH teve um ano marcado por crescimento e expansão, com a conquista de novos ativos estratégicos e a consolidação de novas verticais de negócios na nossa empresa. Evoluímos também na estruturação da empresa com a entrada, no início do ano, de Cristiano Muniz, que assumiu como copresidente e CFO; e de Gustavo Silva, que passou a ocupar a posição de CSO (chief sales officer) em meados de 2023. Isso, somado à digitalização avançada de nosso inventário – com 90% dele sendo digital – e um forte segundo semestre, fez nosso faturamento crescer 37% com relação ao ano passado – que já havia sido o melhor ano da história da NEOOH.
Quais foram as principais conquistas da empresa no ano?
Em 2023, a NEOOH alcançou marcos significativos na expansão de sua principal vertical, aeroportos, consolidando nossa liderança nacional. Conquistamos as concorrências dos Aeroportos da Zurich Airports no Brasil, da AENA e da Infraero. Em Congonhas, a NEOOH está concluindo a expansão de sua cobertura e digitalização das áreas de publicidade do terminal. Além disso, passamos a ter a presença majoritária no Aeroporto de Santos Dumont, com 100% de cobertura digital de todas as áreas do terminal. Na vertical parques, a NEOOH adicionou o Parque Villa-Lobos e mais quatro parques urbanos em São Paulo, da empresa Reserva Parques, ao seu portfólio. A vertical de transportes também foi ampliada com a conquista dos Terminais Urbanos de Florianópolis – essa última decorrente da aquisição da empresa Info TV. A NEOOH concluiu, agora, a aquisição dos ativos da empresa 29 Horas no Aeroporto de Congonhas, assumindo também a gestão da revista 29Horas e criando um núcleo de branded content. Este ano ainda reserva mais novidades, incluindo o anúncio iminente da conquista de um ativo inédito na América Latina, evidenciando um ano de crescimento contínuo e inovação na NEOOH.
E quais foram os desafios enfrentados ao longo de 2023?
O principal desafio para a NEOOH em 2023 foi a implementação dos mais de 180 ativos conquistados em 2022, bem como a integração de todos os ativos adicionais adquiridos ao longo de 2023. Esse contínuo processo de crescimento exigiu um esforço substancial em termos de expansão de equipe, resultando em um aumento de mais de 30% no quadro de funcionários em todas as áreas da empresa.
Há quanto tempo existe a NEOOH, qual sua origem e histórico de evolução de lá para cá?
A NEOOH foi lançada em 2020, emergindo como uma evolução da operação de mídia out-of-home do Grupo JChebly. Esse lançamento marcou um novo capítulo significativo para a empresa, solidificando seu posicionamento no cenário nacional de mídia OOH. Em seus quatro anos de existência, a NEOOH enfrentou desafios notáveis, especialmente com dois desses anos sendo fortemente impactados pela pandemia. Apesar desses obstáculos, a empresa demonstrou um crescimento impressionante, expandindo seu portfólio de 19 para mais de 350 ativos. Essa expansão agressiva, em um período de adversidade para o setor, posicionou a NEOOH como uma das três maiores empresas de mídia OOH do Brasil, destacando sua capacidade de crescimento e adaptação em um período relativamente curto e sob circunstâncias desafiadoras.
Por que a mídia aeroportuária e os terminais rodoviários são os principais focos da empresa? Em quantos deles está presente?
A NEOOH possui 33 aeroportos em todo o Brasil, destacando-se como a única empresa presente em quatro dos cinco maiores aeroportos do país e líder isolada no segmento. Quanto aos terminais rodoviários, a NEOOH opera com exclusividade em mais de 60 deles em todo o Brasil, incluindo locais-chave como o Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (o maior terminal rodoviário da América Latina); Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Os aeroportos são considerados ativos estratégicos pela NEOOH, pois concentram um grande volume de audiência qualificada, tanto em momentos de trabalho quanto de lazer. Esses espaços proporcionam tempos de espera e retenção ideais para que a mídia out-of-home seja eficientemente assimilada e absorvida pelo público. Paralelamente, os terminais rodoviários compartilham características semelhantes em termos de grande fluxo de pessoas, tempo de retenção e possibilidade de maior interação do público com a mídia OOH, tornando-os também ativos estratégicos para as operações da empresa.
Leia a entrevista completa na edição desta semana do propmark