Este ano a Neogama/BBH completa dez anos. Com DNA de “ovelha negra”, a empresa foi fundada por Alexandre Gama, atual presidente e diretor geral de criação e planejamento da agência, em junho de 1999.
O termo, que faz menção ao inconformismo, surgiu de campanha criada em 1982 pela rede britânica BBH para a Levi’s, como forma de anunciar o lançamento do jeans preto. A rede, então, mostrou uma ovelha negra que se destacava em um rebanho de animais brancos com a assinatura “When the world zigs, zag”. O impacto foi tão grande que a ovelha negra transformou-se no mascote da BBH. “Hoje, no mundo inteiro se reconhece que a empresa com aquela marca está por trás de alguns dos trabalhos mais diferenciados e consistentes da comunicação”, diz Gama.
A Neogama/BBH estreou sua participação no mercado brasileiro com grandes contas como Gradiente, Bradesco Seguros e Previdência, Eletro, Pão de Açúcar e BCP.
Segundo Alexandre Gama (que anteriormente foi presidente e ceo da Y&R Brasil e sócio-criativo da AlmapBBDO) a estruturação da agência promoveu a quebra de vários paradigmas no mercado. “Nos primeiros anos de vida, fomos a agência de maior crescimento do País. A Neogama também foi a mais jovem empresa a receber o título de Agência do Ano no Brasil”, ressalta Gama.
Atualmente, a Neogama/BBH – que faturou mais de R$ 933 milhões, segundo o Ibope Monitor, em 2008, posicionando-se entre as 10 maiores agências do País – atende 25 clientes, entre eles, o Bradesco (cuja totalidade da conta institucional do banco foi conquistada pela agência em 2005), Renault, Puma, ESPN, Diageo, Fundação Amazônia Sustentável e Brasil Telecom (BrTurbo, iBest e iG).
E a trajetória da agência destaca o rápido sucesso obtido. Com apenas um ano de existência, a Neogama/BBH conquistou um Leão de Prata no Festival de Cannes com o anúncio “Chuteira” criado para a Umbro, marca de artigos esportivos.
Em 2001, a campanha “Nós cuidamos bem de tudo que você quer bem” posicionou o Bradesco como Top of Mind da categoria.
“A Neogama é um case empresarial e uma das mais bem-sucedidas agências de comunicação do País”, afirma Gama.
BBH
Em 2002, o profissional se associou a John Hegarty, chairman/diretor criativo mundial e um dos fundadores da BBH (Bartle Bogle Hegarty). Do processo surgiu a Neogama/BBH.
“Trabalhamos por quase dois anos como sócios sem ter o contrato assinado, o que mostra que a relação nunca precisou do papel para existir. Eu já havia sido sócio de outras empresas internacionais. Posso afirmar que nada se compara em nível de qualidade, interlocução, ética, inteligência e respeito aos ingleses da BBH. É outro patamar”, afirma Gama, que também destaca a condição de ser sócio majoritário com 60% de participação.
Conforme o executivo, ao perguntarem a John Hegarty porque a BBH estava se associando à Neogama – já que eles sempre optaram por começar as agências do zero – sua resposta foi bastante enfática. “Ele disse: é que se tivéssemos que começar uma agência do zero no Brasil, ela seria exatamente o que já é a Neogama”, ressalta Gama.
Prêmios e cases
Ainda em 2002, a campanha “Muro das Lamentações”, criada pela Neogama/BBH para a Umbro, levou ouro no Festival de Nova York. Já a ação “Bichos”, para Swatch, conquistou um bronze.
No ano seguinte, a Neogama foi a primeira agência latino-americana a levar ouro em filmes e em mídia impressa numa mesma edição do Festival de Publicidade de Cannes. Entre as premiações está o filme “Porco”, para a General Electric, que conquistou o Leão de ouro, e o anúncio “Rostos” para a Levi’s, que recebeu Leão de ouro em Press. A mesma peça também levou no ano seguinte prata do Clio Awards.
Em 2004, a agência conquistou quatro novas contas, entre elas, divisão da Unilever para toda a América Latina e as marcas pertencentes a Diageo: Johnnie Walker Black e Red Label, Bell’s, Buchana’s, Freixenet, San Telmo Vinhos e White Horse.
“Destaco a capacidade da Neogama/BBH em ter uma ideia global e aplicá-la localmente. Um exemplo são as campanhas para Johnnie Walker, nossa principal marca”, ressalta Eduardo Bendzius, diretor de marketing da Diageo.
Em 2005, a Neogama/BBH obteve a totalidade da conta institucional do Bradesco. Num trabalho de reposicionamento da marca do banco a agência – por meio do conceito Completo – redefiniu a imagem do Bradesco.
A campanha usando o Cirque du Soleil como tema (lançada em 2007) levou o banco a alcançar o recorde histórico de 58% de recall efetivo. E a criação do livro das “120 razões para ser cliente completo” (também em 2007) ajudou a tornar o Bradesco a marca mais valiosa do País.
A Neogama/BBH também foi a única agência brasileira a conquistar o Grand Prix do Effie Awards (em 2008) com o case Bradescompleto.
Novo formato
Em 2006, ocorreram as contratações de Geraldo da Rocha Azevedo, que assumiu o cargo de presidente de Soluções Integradas, e de Roberto Mesquita, na posição de presidente executivo.
Com as contratações, a empresa mudou seu formato. “Posso dizer que o Roberto e o Geraldo chegaram no momento em que estávamos maduros para recebê-los. É muito bom poder delegar para crescer e somar para ser melhor”, afirma Gama.
Conforme o executivo, a Neogama já nasceu uma agência de comunicação e não apenas de propaganda “Desde o início, minha concepção foi a de criar uma fábrica de ideias. Com a chegada deles, a proposta de uma agência de comunicação passou a ser ainda mais profunda, já que nenhuma outra agência no País tem um board de comando com três profissionais de especialidades de comunicação diferentes”, enfatiza Gama.
Segundo Roberto Mesquita, a formação do board executivo possibilitou à agência ter pilares muito sólidos. “Desde a geração das ideias até a operação do dia-a-dia das contas, assim como nossas propostas “no line”, ganharam sinergia, força e consistência”, afirma o executivo.
Ainda em 2006, a agência conquistou contas importantes como iG, iBest, BrTurbo (Brasil Telecom), Mentos, ESPN, Revista Playboy e Renault. “Parte do crescimento alcançado pela companhia nos anos de 2007 e 2008 – que foi a montadora que mais cresceu no período – é devido ao trabalho realizado pela Neogama/BBH”, afirma Cássio Pagliarini, diretor de marketing da Renault do Brasil.
Varejo e criação
Segundo ranking do Ibope Monitor divulgado no início do ano passado, a Neogama/BBH teve o maior índice de crescimento entre as 20 primeiras do Brasil (81%). O faturamento da agência saltou dos R$ 413,811 milhões para R$ 752,446 milhões.
Há cerca de um ano, a agência mudou sua estrutura no departamento de criação: Márcio Ribas e Wilson Mateos assumiram cargos de diretores de criação e passaram a se reportar diretamente a Alexandre Gama, que além de manter-se como presidente, assumiu o cargo de diretor geral de criação e planejamento.
Também há cerca de um ano, a agência estruturou sua área de varejo, com a contratação do diretor Carlos Murilo Moreno, tendo como contas inaugurais a Renault, Klabin Segall, GVEISA e Esfera Empreendimentos Sustentáveis.
Em 2008, a Neogama/BBH também estruturou oficialmente a Ínsula, agência de planejamento, criação e execução de estratégias em marketing promocional, digital, direto, endomarketing e relacionamento.
Ínsula registra crescimento
A Neogama/BBH estruturou oficialmente no início no ano passado a Ínsula, agência de planejamento, criação e execução de estratégias em marketing promocional, digital, direto, endomarketing e relacionamento. A implementação do formato originou-se devido ao constante crescimento dessas áreas. Em 2007, a unidade de negócios já atuava operacionalmente. Mas no ano seguinte, com a evolução de suas atividades, houve a necessidade de promover a sua independência.
Em 2008, a Ínsula representou 17% do faturamento da Neogama/BBH.
“Minha chegada na agência veio mostrar ao mercado que aqui a gente faz o que é certo ser feito. Quando vim para cá, implementei a mentalidade de pensar além da mídia tradicional. Dei mais consistência a isso. Sendo assim, houve a necessidade de se ter uma estrutura à parte para planejar, criar e executar ações de comunicação digital, de ativação, endomarketing, promocional e relacionamento”, explica Geraldo da Rocha Azevedo, presidente de soluções integradas da agência.
O executivo chegou à Neogama/BBH em 2006, juntamente com Roberto Mesquita, presidente executivo da agência. “Acredito que neste período, Alexandre Gama promoveu uma evolução única no modelo de agência. Na Neogama/BBH nenhuma disciplina é mais importante do que a outra”, ressalta Azevedo.
Conforme o executivo, no ano passado a agência – que foi eleita agência digital do ano pelo Prêmio Abemd – desenvolveu aproximadamente 120 cases para diversos anunciantes como Bradesco e ESPN, por exemplo.
Entre os trabalhos realizados, está o “Desafio do Planeta”, ação criada pela Ínsula para o Bradesco, que se utilizou do canal endomarketing para realizar iniciativas com os funcionários do banco sobre o tema sustentabilidade.
Outro case de destaque foi o aplicativo para o Bradesco Seguros e Previdência, idealizado pela Ínsula no ano passado, e homologado pela Apple para o iPhone. O software teve mais de 4,2 mil downloads.
por Juliana Welling