A saída do omnichannel está no marketing cloud

Na hora de elaborar um plano para sua empresa, que profissional já não ficou confuso diante das inúmeras possibilidades de soluções de marketing digital? Há ferramentas que capturam dados do site, outras criam anúncios em redes sociais e ainda algumas que desenvolvem e-mail marketing – sem citar, evidentemente, as integrações entre os recursos para garantir campanhas adequadas em cada canal. Implementar o conceito de omnichannelno e-commerce parece um desafio intransponível para os lojistas brasileiros, mas a solução pode estar mais perto do que imaginam graças à nova tendência do marketing: o cloud.

 

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Welington Sousa

A expressão simboliza um conjunto de recursos multi-devicena hora de fazer campanhas, otimizando tempo e ampliando os resultados. A preocupação não está mais na capacidade do software ou hardware, mas sim em ter acesso a uma plataforma que possa integrar diferentes bases e se comunicar com o cliente em diferentes canais. O marketing cloud, portanto, deve apresentar recursos para e-mail, social media, mobile, web e métricas – todos integrados e ativados dentro do ciclo de vida do cliente.

A computação em nuvem deixou de ser novidade no ambiente corporativo. Por meio dele, os empresários têm acesso rápido e preciso a uma série de informações necessárias para o negócio. No marketing, este objetivo não é diferente: com poucos cliques, é possível capturar rastros deixados pelos consumidores nos diferentes canais que a empresa se comunica e rapidamente enviar uma comunicação direcionada a esse perfil, por exemplo. Além disso, permite cruzar dados e impactar seu público na hora certa e no canal adequado, o que exige um bom planejamento para as campanhas.

 O marketing cloud permite um salto de desempenho e conversão em todos os canais, mas ainda demanda um longo processo de popularização no Brasil. A maioria ainda explora o marketing de forma massiva, ignorando o comportamento de cada consumidor no momento da compra.

Dessa forma, dois desafios precisam ser superados para uma maior aceitação.  O primeiro diz respeito à própria terminologia – neste caso, o ideal é educar o profissional e mostrar, por meio de dados e pesquisas, a importância de usar ferramentas integradas. Já o segundo obstáculo diz respeito ao omnichannel. Lojas físicas ainda possuem seu próprio CRM, o que leva a um longo processo de integração do off-line para o online. É preciso aprender a unir esses dois meios, afinal o consumidor é o mesmo, não importa o canal – um obstáculo não só para o marketing, mas para o e-commerce como um todo no Brasil.

Com a possibilidade de usar diversos canais no ciclo de vida do cliente, o marketing cloud oferece a possibilidade, por exemplo, de impactar um cliente de diferentes formas, como e-mail, SMS ou push notifications (alertas) no aplicativo da empresa. Com esta integração eficaz, o marketing cloud dá o primeiro passo para resolver a interrogação que ainda envolve o omnichannel no Brasil.

 Welington Sousa é gerente de marketing da All In, empresa de marketing digital voltada para e-mail marketing