“A transformação digital é de tirar o fôlego para os profissionais”

Bob Liodice, presidente e CEO da ANA (Association of National Advertisers), nos Estados Unidos, será um dos debatedores no ABA Summit 2019, que ocorre nesta terça-feira (22), no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo.

O executivo participará do painel Better Marketing: Putting People First, ao lado de Stephan Loerke, CEO da (World Federation of Advertisers – WFA), da Bélgica, e dos brasileiros Ricardo Wolff, VP de estratégia & marketing da Johnson & Johnson, e Frank Pflaumer, VP de marketing e comunicação da Nestlé.

Em depoimento exclusivo ao PROPMARK, Liodice afirmou que a comunidade de marketing e publicidade está sendo desafiada em várias frentes. Segundo ele, as principais preocupações estão focadas no trabalho de construção das marcas e no crescimento dos negócios. “Como profissionais de marketing, nossa responsabilidade mais importante é construir nossos negócios à medida que aumentamos nossas marcas.

Bob Liodice: “Mais jovens exigem que profissionais prestem atenção em seus valores”

Muitos CMOs e executivos de marketing são frequentemente desafiados a cumprir esses objetivos de maneira consistente, pois o ambiente está em conflito com muitas preocupações, incluindo privacidade, confiança, fraude de anúncios, segurança da marca e transparência”, destacou o americano.

O profissional também falou sobre como as marcas estão enfrentando as rápidas mudanças provocadas pela revolução digital. “A transformação digital é de tirar o fôlego para os profissionais de marketing. As mudanças são, de fato, muito rápidas. E, como tal, os profissionais de marketing (e seus parceiros de agência) lutam para acompanhar esses desenvolvimentos no setor. Os profissionais de marketing estão sendo forçados a aprender em tempo real e as ‘pegadas’ para o sucesso nem sempre são fáceis de aprender e são ainda mais difíceis de aplicar”, disse ele.

De acordo com Liodice, as organizações mais bem-sucedidas estão investindo intensamente em treinamento e desenvolvimento, particularmente nas áreas em que a experiência pessoal é relativamente limitada, como navegar pelo terreno irregular de dados e tecnologia; compreender como comprar e alavancar mídia digital; superar frustrações em torno da privacidade do consumidor e avaliação do cenário futuro, incluindo inteligência artificial, realidade virtual e neurociência. Em um cenário marcado por consumidores mais conscientes sobre vários aspectos, o executivo destacou ainda a importância de marcas autênticas e do marketing de propósito, que definitivamente são muito mais do que uma tendência hoje em dia.

“Consumidores mais jovens (millennials e geração Z) exigem que os profissionais de marketing prestem atenção em seus valores. Importante para eles são as preocupações com o meio ambiente, igualdade de gênero, diversidade e inclusão, sustentabilidade e questões de segurança de marca. Gigantes como Unilever e Procter & Gamble estão fazendo grandes esforços para desenvolver estratégias responsáveis em toda a empresa. Essa é uma tendência que está se tornando parte de suas missões corporativas e entrelaçada diretamente no tecido de suas estratégias de negócios e de marca”, falou Liodice.

Durante o ABA Summit serão lançados os guias ABA Better Marketing: Priorizando Pessoas, uma tradução livre do original, da WFA, e Criando a Ponte entre os Times de Políticas Públicas e Marketing, uma tradução livre do original Bridging the Gap Between Marketing and Policy, também da WFA.

A apresentação terá a participação de Nelcina Tropardi, VP de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken e presidente da ABA; Kellen Silverio, diretora de marketing da Hasbro do Brasil e presidente do Comitê de Branding & Conteúdo da ABA; e Guilherme Costa, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). O evento terá ainda a entrega do Prêmio ABAcademy ESPM PepsiCo às equipes vencedoras.