A última temporada de GoT e o marketing da HBO

Ao longo dos últimos oito anos, Game of Thrones se destaca por sua originalidade, poder de engajar o público em todo o mundo, recordes de audiência (e pirataria), prêmios recebidos, teorias (sejam elas muito coerentes ou completamente malucas) e orçamentos milionários.

Agora, há pouco menos de 40 dias da estreia de sua última temporada, que vai ao ar em 14 de abril, a HBO vem preparando o público para o final da série com a promessa de que o desfecho será épico.

Os tradicionais trailers e pôsteres da temporada trazem referências da divulgação realizada para o início da série. Compare:

Para aquecer a contagem-regressiva, a HBO divulgou nesta sexta-feira, 8, uma “homenagem” ao Dia Internacional da Mulher destacando as trajetórias das personagens Sansa, Daenerys, Cersei e Arya. “Superar as expectativas, sobreviver às adversidades, encontrar sua identidade e nunca perder a fé em si mesmas”, diz a descrição do vídeo. A emissora também está presente no SXSW, que está sendo realizado em Austin, no Texas, com a ação “Bleed for the Throne”. Em alusão às mortes de centenas de personagens da ficção, a ativação é uma parceria com a Cruz Vermelha americana para doação de sangue. No local, o público pode encontrar ainda cenários e elementos da produção.

A aposta nesse formato de estratégia, que utiliza a criatividade para transportar os fãs ao universo criado pelo escritor George R.R. Martin, vem garantindo o buzz e o sucesso de GoT. Confira abaixo as principais ações já realizadas pelo canal para divulgar a série:

MAESTRIA EM DIFERENTES MÍDIAS

A HBO já colocou uma sombra de dragão em toda a fachada do prédio de sua sede em Los Angeles, já cobriu diversas metrópoles mundiais com corvos e a frase “All men must die” (ou “Todos os homens devem morrer”, em português) e invadiu as páginas do New York Times com um dos“filhos” da Khaleesi, por exemplo.

 

UNIVERSO ACESSÍVEL

O Trono de Ferro e suas mais diversas réplicas viajam o mundo em busca do novo rei ou rainha de Westeros. O ícone da série pode ser encontrado em feiras e convenções; já foi adaptado para bicicletas em Nova York; e no Brasil já passou por locais como a Livraria Cultura e uma unidade do McDonald´s – devidamente acompanhado por White Walkers.

Trono de Ferro na Livraria Cultura, em São Paulo

CO-BRANDING

No ano passado foi lançada a edição limitada do uísque White Walker by Johnnie Walker em homenagem à série. Antes disso, a marca de cerveja belga Brewery Ommegang já havia criado dois sabores inspirados na saga, o “Iron Throne” e o “Take the Black Stout”.

FAMOSOS

As bandas Mastodon, Sigur Rós e Of Monsters and Men; o cantor Ed Sheeran; o baterista Will Champion, do Coldplay; e o vocalista do Snow Patrol Gary Lightbody já fizeram aparições em Game of Thrones.

PAIXÃO ESTAMPADA

Em 2012 a emissora tatuou 111 fãs com elementos da série para divulgar o início da segunda temporada.

Modelos de tatuagem da ação promovida pela HBO

SOCIAL

Vídeos 360, lives com anúncios globais, bots de interação com usuários, perfis com enigmas da série no Instagram… pense em um formato digital e descubra que ele já foi usado para trabalhar alguma das temporadas da série.

 

NÃO É O FIM

O final de Game of Thrones não significa que o universo da série irá acabar para a HBO. O piloto de um spin-off que contará a história dos heróis de Westeros e o início dos White Walkers já foi encomendado. A emissora discute ainda outros quatro projetos ligados à saga.

Para os fãs, também não é o momento de se despedir. As Crônicas de Gelo e Fogo, livros nos quais a série é baseada, ainda não tiveram um desfecho: a obra literária tem publicados apenas cinco dos sete volumes previstos.