A única forma de extrair todo o potencial do OOH é com uma agência especialista

Leonardo Pereira, diretor e cofundador da Action, compartilha visão sobre o movimento no mercado de OOH no Brasil

Nos últimos anos, a mídia out of home (OOH) no Brasil se consolidou como um dos principais meios de comunicação para os anunciantes, refletindo um período de expansão e amadurecimento do setor. De acordo com dados recentes da pesquisa Kantar Ibope e do estudo do CENP-Meios de 2024, o OOH está vivendo um momento pujante. "Quando vemos um crescimento de 40% no investimento em comparação ao mesmo período do ano passado, temos certeza de que a cadeia vem se desenvolvendo muito para conseguir atrair esse volume", comenta Leonardo Pereira, diretor e cofundador da Action.

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Esses resultados não são por acaso. O mercado tem sido impulsionado por grandes investimentos e esforços coordenados entre os diversos atores do ecossistema. Veículos de mídia têm inovado e renovado seus equipamentos, expandindo a digitalização de seus inventários, e isso não se limita ao eixo Rio-São Paulo - o movimento é nacional. Além disso, vemos uma proliferação de novas telas em redes de varejo e a adoção crescente de painéis digitais.

A ascensão da mídia programática também tem sido um diferencial importante. Com a digitalização, surge a oportunidade de automatizar processos e trazer mais agilidade na compra de mídia. "No passado, a dificuldade do setor era muito mais de acesso aos pontos de mídia e compilar todos os fornecedores em nível nacional – uma demanda de execução muito forte e mais operacional. Atualmente, com a evolução da tecnologia em diversas frentes, o que antes exigia uma operação complexa agora pode ser agregado de forma mais automatizada", explica Leonardo.

Embora o setor ainda careça de uma métrica padronizada, não se pode mais afirmar que o OOH não entrega dados da sua audiência. Hoje, já contamos com uma série de formas de mensuração baseadas em dados de deslocamento, comportamento e demografia. Esses avanços são essenciais para a entrega personalizada e eficiente, alavancando o crescimento sustentável da mídia.

EVOLUÇÃO

Com o amadurecimento do setor, as marcas precisam adotar estratégias cada vez mais eficazes e inovadoras para extrair todo o potencial disponível. O OOH, com sua diversidade de formatos e possibilidades criativas, demanda um conhecimento técnico profundo, planejamento estratégico e a expertise certa para garantir que as campanhas sejam direcionadas com precisão e impacto.

Nesse cenário, a especialização se torna um diferencial competitivo. "Quanto maior é o volume investido em mídia, mais justifica você ter uma agência especializada para essa demanda. Quando o mercado se sofistica, você precisa ter alguém que entenda daquilo para fazer", destaca Leonardo Pereira. E é exatamente isso que a Action oferece: soluções integradas e inovadoras que potencializam o retorno de seus clientes.

Fundada em 2013 por Augusto Bighetti e Leonardo Pereira, a Action se diferencia por seu modelo consultivo, atuando tanto junto a agências quanto diretamente com anunciantes. Desde 2021, a empresa se reorganizou para oferecer uma estrutura multidisciplinar, com squads que integram mídia, dados e criação. "Temos um know-how muito grande para projetos que envolvem criação e tecnologia, e esse talvez seja o nosso maior diferencial", reforça Pereira.

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Fonte: Grupo Imobi

O futuro do OOH é promissor, e a Action está na vanguarda dessa transformação, ajudando marcas a navegar com sucesso por esse meio dinâmico e em constante evolução.