O V Fórum Internacional ABA ROI acontece nesta terça-feira (27), realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo (SP). O evento reúne profissionais de marketing para discutir as práticas de mensuração adotadas pelo mercado.
A primeira palestra do dia, “Um retrato da experiência de ROI nas empresas”, ministrada por Cristiano Dencker, sócio-diretor da Accenture Marketing Sciences, apresentou uma pesquisa sobre o uso das ferramentas de ROI pelas empresas.
Foram ouvidas 21 empresas, com capacidade de investimento variadas. 80% dos entrevistados eram gerentes e diretores responsáveis pela área de marketing.
A pesquisa mostrou que as empresas brasileiras ainda estão em um patamar abaixo do que é visto nos Estados Unidos, por exemplo. Em 23% das empresas, há uma visão básica e pontual da mensuração de ROI. Em 36%, há um cruzamento de indicadores financeiros e de marcas, e em outros 36% há entendimento segmentado (por campanha, mercado ou canal). Em apenas 5% das entrevistadas, há um maior detalhamento, com segmentação e abrangência.
“Não adianta eu medir o ROI apenas, eu tenho de saber o que está acontecendo. A intuição é boa, mas temos de investir em inteligência para afinar a nossa intuição”, disse Dencker.
por Cristiane Marsola